Extensão Universitária na EaD: equidade na construção de saberes transdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p259-272

Palavras-chave:

Tecnologia. Formação de Professores. Programa de Extensão

Resumo

Este artigo analisa o impacto das tecnologias na formação de professores, a partir dos saberes construídos em um Programa de Extensão Universitária na Educação a Distância (EaD), denominado Aproxime-se. Parte da perspectiva de que a democratização na Educação Superior, na modalidade EaD, deve ser pautada nos mesmos princípios da modalidade presencial, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A partir de uma pesquisa-ação, buscou-se avaliar as ações desenvolvidas nesse Programa, desde seu planejamento até a consolidação dos eventos promovidos nos polos. Os estudos e reflexões sobre a construção e a consolidação desse Programa evidenciaram suas contribuições para a formação docente, sendo constatada a vivência da tríade universitária pelos estudantes envolvidos.

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Biografia do Autor

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação, ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.

Marcela Rosa de Lima Machado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela FaE/UFMG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, extensão universitária, formação profissional e traba

Marcio Boaventura Junior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Pesquisa: Psicologia, Psicanálise e Educação. É graduado em Pedagogia pela mesma Universidade (2009) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Pesquisa os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Educação Especial, Profissionalidade Docente, Psicanálise do Vínculo Social, Adolescência, Subjetividade Docente, Extensão Universitária em Educação a Distância, Gestão Escolar e Organizacional, Constelação Sistêmica Familiar.

Fernando Selmar Rocha Fidalgo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Titular do Departamento de Administração Escolar (DAE/FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestre em Educação pela UFMG e Pedagogo pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente coordena o Observatório Nacional do Sistema Prisional (ONASP), o Programa de Capacitação dos Servidores do Sistema Prisional (CASSP) e o Núcleo de Pesquisas em Educação a Distância (CAED-UFMG). É membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG - orientando mestrados e doutorados, e do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação. Criador e Co-editor da Revista Trabalho & Educação. Foi Diretor de Educação a Distância da UFMG (2010-2014). Foi pesquisador visitante no Institut de Recherches Economiques et Sociales (1996-1998). Realizou residência Pós-doutoral na Université Paris X (2003-2004) e, também, na Universidade do Porto (2009-2010). Bolsista de Produtividade do CNPq.

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz; MACHADO, Marcela Rosa de Lima; BOAVENTURA JUNIOR, Marcio; FIDALGO, Fernando Selmar Rocha. Extensão Universitária na EaD: equidade na construção de saberes transdisciplinares. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 259–272, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p259-272. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7040. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

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