A Pedagogia Histórico-Crítica como caminho possível para uma Educação Ambiental Crítica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p283-301Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica. Educação Ambiental. Materialismo Histórico Dialético.Resumo
A educação ambiental crítica vem avançando no sentido de marcar sua diferença com as perspectivas pedagógicas mais conservadoras. Contudo, sob esta denominação, foram englobadas concepções de educação ambiental com fundamentos bastante distintos, como a fenomenologia, a hermenêutica, a dialética idealista, a dialética materialista, a teoria crítica e a complexidade. Diante desta realidade, é necessário definir um posicionamento sobre qual crítica está sendo realizada e com qual objetivo. Assim, apesar da educação ambiental crítica mostrar a necessidade de enfrentar a crise socioambiental, enfrentando a profunda desigualdade social, é importante definirmos a pedagogia histórico-crítica e o materialismo histórico dialético como fundamentos filosófico e pedagógico radicais enquanto caminho concreto possível de enfrentamento necessário na superação dos problemas socioambientais.Downloads
Referências
AGUDO, Marcela de Moraes. A educação ambiental na formação dos pedagogos: a unidade técnico política. 2017. 269 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista, Bauru. 2017.
AGUDO, Marcela de Moraes; TEIXEIRA, Lucas André. Tendências epistemológicas na pesquisa em educação ambiental em trabalhos do ENPEC. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2015, Águas de Lindóia. Anais... Florianópolis (SC): ABRAPEC, 2015. v. 1.
AGUDO, Marcela de Moraes.; Teixeira, Lucas André. As contribuições da pedagogia histórico-crítica para a educação ambiental crítica. In: PASQUALINI, Juliana Campregher; TEIXEIRA, Lucas André; AGUDO, Marcela de Moraes. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. 1 ed. Campinas: Navegando, 2018, v. 1, p. 213-234.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, 1998.
DUARTE, Newton. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a pedagogia histórico crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 8-25, jun. 2015.
FOLADORI, Guillermo. Bases marxistas para la educación ambiental. Ambiente e Educação, v. 23, n. 3, p. 159-169, 2018.
GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 11 ed. Campinas: Papirus, 2007.
JUNQUEIRA, Juliana Neves. Por uma educação ambiental histórico-crítica na escola. Tese (Doutorado) – UNESP, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Bauru, 2014.
LAVOURA, Tiago Nicola; MARSÍGLIA, Ana Carolina Galvão. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, 345-376, jan./abr. 2015.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.
MAIA, Jorge Sobral da Silva; TEIXEIRA, Lucas André; AGUDO, Marcela de Moraes Agudo. Educação ambiental como campo de disputas: a necessária discussão epistemológica. Planeta Amazônia, Macapá, n. 7, p. 75-87, 2015.
MALANCHEN, Julia. O realismo social de Michael Young e a pedagogia histórico-crítica: perspectivas e aproximações na definição de conhecimento escolar. Nuances, v. 29, p. 45-68, 2018.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 14 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SILVA, Maria Cristina Bolela. A perspectiva crítica nas pesquisas em educação ambiental – dissertações e teses. Dissertação (Mestrado), Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2015.
TEIXEIRA, Lucas André; NEVES, Juliana Pereira; SILVA, Fabiane de Paula; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; NARDI, Roberto. Referenciais teóricos da pesquisa em educação ambiental em trabalhos acadêmicos. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em educação para a Ciência, 2007, Florianópolis. Anais... São Paulo: ABRAPEC, 2007.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TREIN, Eunice; PEDROSA, José Geraldo; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; LEHER, Roberto; NOVICKI, Victor. (Orgs.). A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental: natureza, razão e história. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
TREIN, Eunice Schilling. A educação ambiental crítica: crítica de que? Revista Contemporânea de Educação. v. 7, n 14, Rio de Janeiro, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).