Processo grupal, desenvolvimento humano e sexualidade na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural

Sueli Terezinha Ferrero Martin, Alessandra dos Santos Santana

Resumo


Este artigo apresenta questões relativa à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Essa relação se dará a partir do tema sexualidade, importante no processo formativo de professores e alunos. Partimos da compreensão de que a sexualidade, apesar de sua base biológica, resulta das relações sociais, sendo expressão do processo histórico-cultural. Pesquisas vêm apontando as dificuldades que os educadores enfrentam para abordá-la e, por outro lado, mostram que os alunos, principalmente os que estão na adolescência e ensino médio, têm a necessidade de se apropriar do conhecimento científico e debater sobre o tema. Esperamos contribui para que tal apropriação possa proporcionar uma melhoria na prática educativa, enfatizando o papel da cooperação no processo de desenvolvimento e pela mediação do educador.

Palavras-chave


Psicologia Histórico-Cultural; Processo grupal; Desenvolvimento humano; Sexualidade.

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DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p395-417

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