LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A SINGULARIDADE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Adna de Almeida Lopes UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n8p83

Palavras-chave:

leitura e escrita, produção acadêmica, singularidade.

Resumo

O trabalho traz reflexões sobre estudos que se detêm na produção textual acadêmica. Para isto, procedeu-se a um mapeamento daqueles trabalhos que apresentavam filiação a três linhas de pesquisa com bases teóricas diferenciadas, quais sejam: a) teorias cognitivistas de processamento mental cuja concepção de sujeito é a de autonomia diante da língua como seu objeto; b) teorias que consideram o texto pelos elementos da coesão/coerência; e c) teorias que abordam as características do “gênero textual”, acadêmico ou não, numa tentativa de homogeneização dos aspectos formais e discursivos. Selecionou-se um corpus com onze artigos resultantes de apresentações orais no IV Seminário sobre Leitura e Produção no Ensino Superior, publicados em forma digital nos Anais do 15º Congresso de Leitura do Brasil/COLE. Adotou-se como base teórica estudos (Milner, 1987; Lemos, 1997; BOSCO, 2002) cujo foco recai sobre a concepção de uma língua marcada pela falta. Desse modo, a produção de alunos do ensino superior pode indicar a emergência da singularidade, uma relação com a linguagem sem os “recalcamentos” impostos pela linguagem escrita constituída.

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Publicado

2013-03-29

Como Citar

LOPES, Adna de Almeida. LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A SINGULARIDADE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Debates em Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 83, 2013. DOI: 10.28998/2175-6600.2012v4n8p83. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/781. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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