Inclusão escolar de crianças com TEA: contribuições da Sociologia da Infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p423-445

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Sociologia da Infância

Resumo

A inclusão de crianças com TEA no ensino regular ainda é uma prática desafiadora e complexa que necessita de pesquisas de diferentes áreas para a garantia de direitos voltados a uma educação de qualidade e justiça social. O presente estudo pretende contribuir com esse debate, trazendo aportes teóricos da Sociologia da Infância relacionados ao tema. Essa perspectiva problematiza a legitimidade do paradigma da infância como uma fase natural e a criança como ser passivo em sua trajetória de desenvolvimento. Essa abordagem também critica a representação da criança com deficiência como mais fortemente dominada pela representação da deficiência do que pela representação da criança como criança, e incentiva que as crianças sejam tratadas como co-autoras nas pesquisas sobre elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Schondorfer Braz, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco; Pós-Graduada em Neuropedagogia pela Faculdade FAFIRE; Mestre em Educação,Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco.

Emmanuelle Christine Chaves, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (2004 e 2010). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento atípico, autismo, sistemas dinâmicos, Educação Inclusiva e processo de aprendizagem. Apresenta experiência em Psicologia Escolar, atuando em diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, 9o ano do Ensino Fundamental e 1o ano do Ensino Médio). Iniciou sua prática como docente no ensino superior em (2003) e atua, desde 2013, como professora Adjunta da área III do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Patrícia Maria Uchôa Simões, Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)

Patrícia Maria Uchôa Simões é doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Analista em C&T Senior da Fundação Joaquim Nabuco, docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE/FUNDAJ. Vem desenvolvendo pesquisas sobre as temáticas Infâncias e Educação Infantil. Coordena um projeto de pesquisa de avaliação do Proinfância no Nordeste. Também coordena o Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares - GPIEDUC. Tem publicações em livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Vem participando dos eventos científicos nacionais e internacionais nas áreas da Educação e Psicologia com a apresentação de trabalhos e a publicação em Anais. Também participou da organização de eventos nacionais e regionais, sendo também parecerista e avaliadora de trabalhos. Participou como parecerista ad-hoc da Revista Psico-USF, Revista Em Aberto e da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Foi membro do Conselho Editorial da Editora Massangana durante os anos de 2015 e 2016. Atualmente, faz parte do corpo editorial da Revista Cadernos de Estudos Sociais. Orientou 4 trabalhos de dissertação já defendidos e mais de 30 projetos de iniciação científica já concluídos. Foi coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da FUNDAJ no período de 2004 a 2009. É membro da Associação Nacional de Pós-Grauação e Pesquisa em Educação, Associação Nacional de Pós-Grauação e Pesquisa em Psicologia e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Teve experiências em comissões de avaliação e planejamento em projetos e pesquisas. Participa do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco e da Rede Estadual da Primeira Infância em Pernambuco.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

BRAZ, Fabiana Schondorfer; CHAVES, Emmanuelle Christine; SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa. Inclusão escolar de crianças com TEA: contribuições da Sociologia da Infância. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 423–445, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p423-445. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9648. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Debates

Artigos Semelhantes

<< < 88 89 90 91 92 93 94 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.