Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p992-1016Keywords:
Docência, Saberes, Ensino remoto, COVID-19Abstract
A situação de pandemia que atingiu também o Brasil desencadeou uma série de mudanças na sociedade contemporânea, dentre elas, substanciais alterações no mundo do trabalho, assim como na educação. Com isso, as instituições de ensino foram esvaziadas e fechadas, e uma das alternativas para solucionar a interrupção das atividades presenciais, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior, foi o que vem sendo denominado de ensino remoto. Isso posto, trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada com base em informações de livros, artigos publicados em periódicos, documentos oficiais e notícias jornalísticas, e com a aplicação de questionário para três professores do ensino superior de uma instituição superior baiana. Teve como objetivo refletir sobre saberes necessários à docência frente à adoção desse ensino remoto. Entendemos que o exercício da profissão docente neste contexto demanda conhecimentos e saberes para desenvolver as atividades com as Tecnologias da Informação e Comunicação, ou seja, necessita de formação continuada e recursos tecnológicos. Desse modo, consideramos necessário um olhar atento para os professores que têm vivenciado a dificuldade de trabalhar remotamente, com uma nova rotina em casa, tendo a necessidade de construir outros saberes profissionais, demandados pelo contexto pandêmico.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).