Probable atom models, a fourth century later

Authors

  • Attico Inácio Chassot Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Uiara Mendes Ferraz de Pinho Instituto Federal do Acre (IFAC)
  • Leilane Andressa Bicho de Oliveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p186-215

Keywords:

Scientific literacy, Atomic models, Teacher training

Abstract

In issue number three of the journal Química Nova na Escola (QNEsc), published in May 1996 (number 1 was published in May 1995 and number 2, in November 1995), the opening article, of only one page, was "About probable models of atoms". At the time, the magazine broke a pattern by publishing the second and third issue of a magazine in a year. 25 years ago, we didn’t have websites like Google Scholar, but it can be said that when QNEsc managed to reach Basic Education teachers, the text was considered to be very important. Now, we intend to study it. A quarter of a century later, science continues to find mysteries in exploring the models and atoms we know. Along with this, we discovered that, in the midst of a pandemic that has hit humanity, we need to be increasingly indisciplinary to literate scientifically. Thus, the main objective of this article is to conduct discussions about scientific literacy and the training of teachers working in the area of Natural Sciences, based on a critical reflection of the aforementioned article.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Attico Inácio Chassot , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Professor desde março de 1961, é licenciado em Química (UFRGS, 1965), mestre Educação (UFRGS, 1976) e doutor em Ciências Humanas (UFRGS, 1994) e tem pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madrid (2002). É professor Titular (aposentado) do Instituto de Química da UFRGS. Foi professor da PUC-RS, da ULBRA, da Faculdade Portoalegrense, da UNISINOS (onde coordenou o Programa de Pós-Graduação Educação), da Unilasalle, na URI de Frederico Westphalen e do Centro Universitário Metodista ? IPA. Foi Professor visitante da Ålborg Universitete, Dinamarca e na Universidade de Lanus, na Argentina. Foi orientador em regime de co-tutela na Lyon 2, na França. Atualmente é professor e pesquisador Orientador de doutorado na REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência e Professor visitante Sênior da UNIFESSPA/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com atividades no PPGECM/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Enquanto professor já esteve para cursos e/ou palestras em todos estados do Brasil e em alguns países. Autor entre outros de A ciência através dos tempos (MODERNA, 1994; 28ª ed. 2018); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUÍ, 2000; 8ªed. 2018); Educação conSciência (2003, 1ª ed. EdUNISC; 3ª ed, 2010). Para que(m) é útil o ensino? (1995; 4ªed, UNIJUÍ, 2018) A Ciência é masculina? (EdUNISINOS 2003, 9ªed, 2019); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez 2008); Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (Editora Unijuí, 2012) e Das disciplinas à Indisciplina (Editora Appris, 2016).

 

http://lattes.cnpq.br/8159020225820727

Uiara Mendes Ferraz de Pinho , Instituto Federal do Acre (IFAC)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade do Estado do Acre (2011) e Mestrado em Ciências pela Universidade Federal do Acre, pelo Programa de Pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (CITA), (2013). É Professora de Química do Ensino Básico, Técnico e Superior do Instituto Federal do Acre (IFAC). Tem experiência na área de Química, com ênfase em química orgânica, possui experiência básica na área laboratorial de química. Atualmente está cursando o Doutorado em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM).

 

http://lattes.cnpq.br/5442810270352832

Leilane Andressa Bicho de Oliveira , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Em Educação Em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Campus Marabá, Licencianda em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Foi bolsista de Iniciação Científica (IC) da FAPESPA/UNIFESSPA durante os anos de 2014-2015. Possui interesse nas áreas de Produtos Naturais, Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Educação Especial e Inclusiva. Atualmente trabalha como Coordenadora Pedagógica Técnica de Ciências na Rede de Ensino de Parauapebas-PA.

 

http://lattes.cnpq.br/0182315334997470

References

ALVES, M. F. S.; ALANIS, D.; COSTA, L. G. Um mapa conceitual sobre a evolução do conceito do átomo: uma introdução à Física de partículas elementares para o Ensino Médio. Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2., n. 91, 2010, Paraná. Anais [...] Paraná: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2010.

BARREIROS, C. H. Da didática fundamental à didática intercultural: percurso de uma pesquisadora de campo. In: CANDAU, V. M. Educação Intercultural e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

CALVINO Ítalo. Palomar. Título original Italiano: Palomar. Tradução: Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, 120 p; ISBN: 978-85-716-4409-0.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F; CANDAU, V. M.(Org.) Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Cap. 1, p. 13.

CHASSOT, A. I. Sobre prováveis modelos de átomos. Química Nova na Escola, n. 3, p. 1, 1996.

CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

CHASSOT. A. I. Das disciplinas à indisciplina. Curitiba: Appris, 239 p. 2016.

CHASSOT, A. I. Um autor falando acerca dos seus livros [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por achassot@gmail.com em 14 out. 2020.

CHASSOT, A. I. Alfabetização Científica: uma questão moral. Prefácio. In: DREHMER-MARQUES, K. C.; MARQUES, J. F. Z.; RODRIGUES-MOURA, S. (Org.). Iniciação Científica em Ciências da Natureza na Educação Básica Abordagens, Teorias e Práticas. 1. ed. Cruz Alta: Ilustração, v. I, 2021. p. 15-23.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, 2001.

MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento pesquisa qualitativa em saúde. 2. ed. São Paulo HUCITEC/ABRASCO, 1993.

PIMENTA, J. J. M.; BELUSSI, L. F. B.; NATTI, E. R. T.; NATTI, P. L. O bóson de Higgs. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 1-14, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v35n2/06.pdf. Acesso em: 19, abr. 2021.

PIMENTEL, G. Ciência encontra um novo mistério ao explorar a fundo nossos átomos. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/colunas/para-onde-o-mundovai/2021/04/06/uma-nova-dica-da-natureza-o-misterio-das-familias departiculas.htm. Acesso em 06, abr. 2021.

SILVA, P. S. A. da; CHAVES, S. N. Epistemologia, ética e política na formação de professores de Ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.11, n.02, p.259-276, jul./dez. 2009.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologia da pesquisa, UFSC, 2. ed. 2009.

Published

2021-11-30

How to Cite

CHASSOT , Attico Inácio; PINHO , Uiara Mendes Ferraz de; OLIVEIRA , Leilane Andressa Bicho de. Probable atom models, a fourth century later. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 186–215, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p186-215. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13052. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

Similar Articles

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.