Chemistry and art in the educational curator

Authors

  • Tatiana Zarichta Nichele Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marcelo Leandro Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p216-243

Keywords:

Educational curation, Chemistry education, Greimas, Pinterest

Abstract

This article proposes an invitation to interdisciplinary dialogue between chemistry, aesthetics and plastic arts. In this sense, we discussed the notion of curatorship, presenting its manifestations in relation to the digital environment and educational content. We present the results of a pedagogical intervention in which we invited graduates in chemistry to perform a curatorial exercise with the images distributed on the social network Pinterest that were related to chemistry. We analyze the expographies produced by students from elements of Greimas' discursive semiotics, with an emphasis on the four constituent elements of nature: water, air, fire and earth. The results show that curating by Pinterest can be approached as a pedagogical strategy, as an activity conducive to the teaching and learning process.

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Author Biographies

Tatiana Zarichta Nichele Eichler , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharela (2003) e licenciada (2016) em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Química pela UFRGS em 2007 e doutora em Química pela UFRGS em 2012. Atualmente cursa seu segundo doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professora temporária no Departamento de Química Orgânica/UFRGS no período de março de 2012 a outubro de 2013 em regime de 40h. Possui experiência em reações de acoplamento carbono-carbono para síntese de fármacos, reações de polimerização/copolimerização de etileno e estireno, síntese de compostos organometálicos. Possui conhecimento de técnicas de Ressonância Magnética Nuclear, CG, CG-MS, FTIR e CLAE. No Ensino de Química trabalhou com a produção de material didático e com as tecnologias da informação e comunicação. Atualmente trabalha em projeto interdisciplinar envolvendo a poética da imaginação no Ensino de Química a partir de um diálogo entre o surrealismo de Salvador Dalí e a filosofia da química e do imaginário de Gaston Bachelard.

 

http://lattes.cnpq.br/5676409264786248

Marcelo Leandro Eichler , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e, desde janeiro de 2019, é coordenador dos cursos de química da UFRGS. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

 

http://lattes.cnpq.br/2483458145895884

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Published

2021-11-30

How to Cite

EICHLER , Tatiana Zarichta Nichele; EICHLER , Marcelo Leandro. Chemistry and art in the educational curator. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 216–243, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p216-243. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13054. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

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