Teaching and learning of cartesian plane from the game “locating ordered pairs”

Authors

  • Alixandre Marques Cruz Professor da rede estadual de Alagoas
  • Cynthia da Silva Anderson Professora da rede estadual de Sergipe
  • Carlos Alberto de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15824

Keywords:

Teaching and learning of Mathematics, Elementary School., Game, Cartesian Plane

Abstract

The text aims to report the experience of a mathematical activity performed through the game “Finding ordered pairs”. The game was held with 30 students from a class of the 8th grade of Elementary School. For this, in this text, aspects about games are discussed by authors who address the theme. The information on the experience report was based on Bicudo (1993). It was concluded that the game developed was relevant to the contribution of student learning by fixing and resolving doubts about the concepts of Cartesian Plane, ordered pairs and their coordinates.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alixandre Marques Cruz, Professor da rede estadual de Alagoas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Licenciatura Matemática pela UFS,  membro do grupo de Pesquisa FOPTIC e professor da rede estadual de Alagoas.

Cynthia da Silva Anderson, Professora da rede estadual de Sergipe

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Licenciatura Matemática pela UFS, Pós Graduação concluída em Ciências da Natureza e suas tecnologias pela UnP, Pós Graduação em Educação e Gestão, pela Faculdade Pio X, em uma parceria com a SEED-SE.  Membro do grupo de Pesquisa FOPTIC. Professora da rede estadual de Sergipe.

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Depto de Educação; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022). Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS e pertence a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE.

References

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 18-23, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644379. Acesso em: 14 jan. 2023.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. 2. ed. São Paulo: CAEM/IME-USP, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2017.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concertos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da SBEM, São Paulo, ano 4, n. 7, 1990.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R. G; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática: ensino fundamental, anos finais. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018. (8º ano).

GRANDO, R. C. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 393-416, out. 2015.

GRANDO, R. C. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2004.

GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem da Matemática. 1995. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 1995.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MACHADO, N. J. et al. Jogos no Ensino de Matemática. Caderno de Práticas de ensino – Série Matemática, São Paulo, ano 1, n. 1, 1990.

MUNIZ, C. A. Educação lúdica da Matemática, educação Matemática lúdica. In: MUNIZ, C. A. (org.). Aprendizagem Matemática em jogo. 1. ed. Contagem: Rede Pedagógica, 2021.

PEREIRA, Cláudia. Jogo dos Pontinhos. Educamais, 14 maio 2020. Disponível em: https://educamais.com/jogo-dos-pontinhos/. Acesso em: 29 ago. 2022.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro. Oiticica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Caderno do mathema: jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SOUZA, J.; PATARO, P. M. Vontade de Saber Matemática. 3 ed. São Paulo: FTD, 2015.

Published

2023-09-05

How to Cite

MARQUES CRUZ, Alixandre; ANDERSON, Cynthia da Silva; VASCONCELOS, Carlos Alberto de. Teaching and learning of cartesian plane from the game “locating ordered pairs”. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15824, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15824. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15824. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.