Representações de leitura e saberes docentes: as salas de leitura em territórios vulneráveis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p314-328

Keywords:

Sala de Leitura, Representações de Leitura, Saberes Docentes

Abstract

Neste trabalho, objetiva-se analisar as representações de leitura dos planos de trabalho das Salas de Leitura da RMESP em contexto de vulnerabilidade social e observar como essas representações respondem ao conhecimento acadêmico do professor. Com a análise realizada observou-se que as representações dispostas nos planos, ora dialogam com o contexto de  vulnerabilidade social, ora  com a legislação, ora com as bases epistemológicas em que se fundamentam a formação do professor, evidenciando que os sujeitos, ao construírem as representações sociais sobre o ensino da leitura em determinado tempo e espaço, sobretudo em territórios vulneráveis, lidam com possibilidades de  ajustes, combinações ou resistências (CHARTIER, 2009), dado que as regras institucionais não podem ser totalmente transgredidas.

 

Palavras-chave: Sala de Leitura. Representações de Leitura.  Saberes Docentes.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luciene de Cassia de Santana, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP)

Mestrado em Educação (2017) - Faculdade de Educação da USP. Graduada em Letras - Português/Espanhol (2016)- FFLCH USP.

References

BRITTO, Luiz Percival Leme. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2003.

CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.

______. A Invenção do Cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.

______. História cultural – Entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996.

______. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

______. A aventura do livro: do leitor ao navegador, conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP, 1999.

______. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

SANTANA, Luciene de Cássia de. As salas de leitura em territórios vulneráveis: das diretrizes oficiais aos projetos de ensino. 2017. 185p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

SÃO PAULO (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Leitura ao Pé da Letra – Caderno Orientador para Ambientes de Leitura. São Paulo: SME/DOT, 2012. Vols. 1 e 2. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br>. Acesso em 20 out. 2015.

______. Secretaria Municipal de Educação. Decreto n. 54.452, de 10/10/2013. Institui na SME-SP, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino – Mais Educação São Paulo. Disponível em: <https://goo.gl/xi1VCI>. Acesso em 04 mar. 2018.

______. Portaria n. 7.655, de 17/12/2015. Dispõe sobre a organização das Salas de Leitura, Espaços de Leitura e Núcleos de Leitura na Rede Municipal de Ensino. Disponível em: <https://goo.gl/Hv5fnM>. Acesso em 04 maio 2018.

SÃO PAULO, SME. Sala de Leitura. Projeto Alfabetização Cartográfica, 2016.

______. Projeto Drogas e Sexualidade, 2016.

______. Diversidade Cultural, 2016.

______. Leituras e Releituras – Do Livro à Mídia, 2016.

Published

2018-08-31

How to Cite

DE SANTANA, Luciene de Cassia. Representações de leitura e saberes docentes: as salas de leitura em territórios vulneráveis. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 314–328, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p314-328. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4640. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos