Integração de tecnologias digitais no ensino: reflexões sobre práticas e formação de professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p205-230

Keywords:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Integração no ambiente educativo, Formação de professores, Dimensões epistêmica e técnico-prática.

Abstract

Este texto é de cunho teórico e tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre a integração de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC - no ambiente escolar como ferramenta de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Mostraremos, apoiando-se em resultados de várias pesquisas, que a integração das TIC no ambiente educacional envolve vários fatores, entre os quais citamos três eixos (Eixo cognitivo, prático/pragmático, temporal) importantes que devem ser levados em consideração quando tratamos da integração das TIC como ferramenta didático-pedagógica. Mostramos que a realidade do uso de novas ferramentas poderosas, transportadoras das dimensões epistêmica e técnico-prática em sala de aula, leva a apreender a integração das TIC no ambiente educacional por meio de um olhar global sobre os dispositivos de formação e a usar quadros teóricos internos e externas à educação matemática para permitir de apreender melhor essa realidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Saddo Ag Almouloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade de Rennes I - França.

Published

2018-12-21

How to Cite

ALMOULOUD, Saddo Ag. Integração de tecnologias digitais no ensino: reflexões sobre práticas e formação de professores. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 205–230, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p205-230. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5397. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

Similar Articles

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.