Educação a distância

interlocuções acerca da atuação e da formação do tutor

Autores

  • Sendy Torres Pereira Faculdade São Luís de França (FSLF).
  • Marcos Batinga Ferro Universidade Federal de Sergipe (UFS).
  • Maria Eliane de Andrade Universidade Tiradentes (UNIT).

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp322-336

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tutor, Ensino-aprendizagem, Formação, Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar a interação e integração tecnológica do tutor com o aluno nas práticas educacionais, usando os recursos necessários para a formação de alunos na Educação a Distância. O estudo, realizado por meio de fontes indiretas como livros e artigos científicos, analisa os caminhos desta educação, apresentando a sua evolução e a forma de utilizá-la no cotidiano, numa relação constante com a didática. Parte-se do princípio de que a aprendizagem realizada por intermédio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) abre novos espaços, tempos e ambientes de educação nos quais o professor/tutor se vê como coprodutor do conhecimento, devendo criar situações em que os alunos se sintam estimulados a examinar seus pensamentos e a buscar processos.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

PEREIRA, Sendy Torres; FERRO, Marcos Batinga; DE ANDRADE, Maria Eliane. Educação a distância: interlocuções acerca da atuação e da formação do tutor. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 322–336, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp322-336. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12265. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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