v. 12 (2020): Número Especial 2

					Visualizar v. 12 (2020): Número Especial 2
Revista Debates em Educação | v. 12, Número Especial 2 (2020)
Publicado: 2020-12-30

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Deise Juliana Francisco, Inalda Maria dos Santos
    i-vi
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2pi-vi

Artigos

  • Compreensões do aprender em Química: dados de uma formação docente

    Vanessa Vian, José Claudio Del Pino, Miriam Ines Marchi, Eniz Conceição Oliveira
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p01-18
  • Reflexões sobre a mediação docente no ensino de situações multiplicativas

    Eliziane Rocha Castro, Marcilia Chagas Barreto, Antonio Luiz de Oliveira Barreto, Francisco Jeovane do Nascimento
    19-36
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p19-36
  • A Educação Escolar em assentamentos de hidrelétricas: memórias de um povo esquecido

    Jeferson Cardoso da Silva, Artur de Souza Moret
    37-59
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p37-59
  • O orientador pedagógico na política educacional: disputas e tensões

    Bethânia Bittencourt, Daniela Patti do Amaral
    60-75
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p60-75
  • Semelhanças e diferenças entre as concepções de educação social, educação popular e educação não escolar

    Fernanda do Santos Paulo, Mônica Tessaro
    76-97
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p76-97
  • Educação e Feminismo: construindo novas subjetivações, uma revisão de literatura

    Daniel Luciano Gevehr, Mônica Juliana Facio, Carlos Fernando Jung
    98-113
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p98-113
  • As relações de gênero no processo de formação de professores/as de Educação Física: o caso da EEFD/UFRJ

    Rafael Marques Garcia, João Paulo Marques, Erik Giuseppe Barbosa Pereira
    114-137
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p114-137
  • “Ela gosta mais dos carros do que das bonecas”: identidades de gênero no contexto escolar

    Litiéli Wollmann Schiitz, Lucas da Silva Martinez, Sueli Salva
    138-157
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p138-157
  • Escola sem liberdade: uma crítica do Projeto de Lei nº 867, de 2015

    Luiz Fernando de Oliveira
    158-175
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p158-175
  • Formação do professor inclusivo na educação profissional e tecnológica: particularidades

    Dayana Rocha Gonçalves de Magalhães, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira
    176-192
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p176-192
  • Educação do campo no contexto do semiárido: movimentos de resistência e transgressão pedagógica

    Elmo de Souza Lima
    193-212
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p193-212
  • Estágio docente em espaços não escolares: narrativas de formação no curso de Pedagogia

    Pedro Paulo Souza Rios
    213-231
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p213-231
  • Atuação do professor no ensino superior: o diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão na prática docente

    Marilandi Maria Mascarello Vieira, Ivan Carlos Bagnara, Josimar de Aparecido Vieira
    232-246
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p232-246
  • Planejar e refletir o processo de ensino e aprendizagem: uma experiência com estagiários de Biologia

    Eduarda Maria Schneider, Barbara Grace Tobaldini de Lima, Daniela Frigo Ferraz, Juliana Moreira Prudente de Oliveira
    247-270
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p247-270
  • The PEC-G and University Internationalization

    Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Paula Aparecida Diniz Gomides
    271-291
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p271-291
  • Análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Licenciatura: estamos preparando professores para lecionar estudantes com deficiência?

    Elisangela Leal de Oliveira Mercado, Karla Maria Martins Santos Pereira, Liziane Medeiros Nascimento do Amor Divino
    292-314
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p292-314
  • O uso da calculadora gráfica GeoGebra em dispositivos móveis para o ensino de funções reais: um olhar para as publicações no Brasil

    Joilson Ferreira de Carvalho, Daise Lago Pereira Souto, William Vieira Gonçalves
    315-327
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p315-327
  • Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19

    Emerson Pereira Branco, Gisele Adriano, Shalimar Calegari Zanatta
    328-350
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p328-350
  • A Pedagogia da Escola da Ponte: um olhar para a avaliação e a autonomia no Ensino de Química

    Fernanda Luiza de Faria, Alaim Souza Neto
    351-365
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p351-365
  • Evolução filosófica dos processos educativos e a necessidade da adoção de práticas humanistas como garantia ao bem-estar e à qualidade de vida

    Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Edna Cristina do Prado
    366-385
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p366-385
  • Curricular environmentalization in higher education: the Brazilian interpretation of scenarios under the light of complex thinking

    Mônica Andrade Modesto, Maria Inêz Oliveira Araujo
    386-402
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p386-402
  • Cotas raciais nas Universidades Públicas Federais: identidade, auto referência e reconhecimento

    Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Maribel da Rosa Andrade, Valeria Cristina Lopes Wilke
    403-422
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p403-422

Debates

  • Inclusão escolar de crianças com TEA: contribuições da Sociologia da Infância

    Fabiana Schondorfer Braz, Emmanuelle Christine Chaves, Patrícia Maria Uchôa Simões
    423-445
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p423-445
  • Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas

    Ana Elisa Ferreira Ribeiro
    446-460
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460