Escritura científica y enseñanza por la investigación en ciencias

análisis de textos escolares de primaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p434-456

Palabras clave:

enseñanza de las ciencias, enseñanza por investigación, alfabetización científica

Resumen

Este artículo analiza la producción de textos de alumnos del 5º año de una escuela pública del sur de Bahía, después de resolver un problema de investigación. Las producciones fueron analizadas a partir de: tipos de textos que se escriben en las clases investigativas, y la existencia de aspectos que caracterizan la escritura científica. Los datos revelan que: algunos estudiantes ya han iniciado la escritura y la construcción de relaciones causales para el fenómeno de estudio; y los estudiantes construyen el texto haciendo uso de algunos elementos característicos del lenguaje científico. Se concluye que la proposición de actividades investigativas y producciones textuales en las clases de Ciencias puede acercar aún más a los estudiantes a la relación entre alfabetización y alfabetización científica, promoviendo la relación con elementos de la cultura científica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Keici Almeida, Secretaria de Educação - Pará.

É mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, possui especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz, é graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Sudoeste da Bahia - UESB -BA. Atuou por quatro anos junto ao Programa Universidade Para Todos - UPT, sendo três anos como professora de Biologia e um ano como coordenadora do referido projeto no município de Nova Canaã. Tem experiência na área de estágio supervisionado, pois atuou como Tutora de Estágio do curso de Licenciatura em Biologia da UESC, modalidade EaD.

Viviane Briccia, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Física - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), com um estágio na Universidade de Valência (Esapanha), com o tema Competências docentes em um projeto de inovação para a Educação Científica.Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação básica como professora de Física nos ensino Médio e Fundamental e no Ensino Superior com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, alfabetização científica nos anos iniciais, ensino por investigação e formação de professores. 

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência também na docência em Educação de Jovens e Adultos e em Orientação Pedagógico-Educacional do Ensino Fundamental e Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Professora de cursos de especialização em ensino de ciências, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (BA). Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática. Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática e práticas de ensino, ensino de Ciências, ensino por investigação e formação de professores.

Citas

ALMEIDA, K. S. Ensino Por Investigação: identificando elementos de escrita científica na produção textual de alunos do ensino fundamental. (Dissertação de Mestrado). Programa de pós-graduação em educação em ciências da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2015.

BARRAS. Robert. Os cientistas precisam escrever – Guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: EDUSP, 1979.

BOGDAN, R.; BIKLEN,S. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos (pp. 47-51). Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDI, A. T.; GURGEL, C. M. Alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência & Educação, v. 8, n. 1, p. 113-125, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

AUTOR 2, 2016.

AUTOR 2, XXXXX, XXXXXX, 2020 .

CARVALHO, A.M.P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, cap. I.

CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(3), 765-794, 2018. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765

CARVALHO, A. M. P., OLIVEIRA, C., SASSERON, L. H. SEDANO, L. & BATISTONI, M. Ciências 3º ano. Coleção Investigar e Aprender. São Paulo: Sarandi. 2 ed., 2015.

DENG, Y.; KELLY, G. J.; DENG, Y. The influences of integrating reading, peer evaluation, and discussion on undergraduate students’ scientific writing, International Journal of Science Education, v. 41, n. 10, p. 1408-1433, 2019. Doi: 10.1080/09500693.2019.1610811

FANG, ZHIHUI. (2004). Scientific Literacy: A Systemic Functional Linguistics Perspective. Science Education, 89, 335-347. Doi: 10.1002/sce.20050

GIL-PÉREZ, D.; MACEDO, B.; VILCHES, A.; MARTÍNEZ TORREGROSA, J. ; SIFREDO, C. Y.; VALDÉS, P. ¿Cómo promover el interés por la cultura científica? Una propuesta didáctica fundamentada para la educación científica de jóvenes de 15 a 18 años. OREALC/UNESCO. Santiago, Chile, 2005.

GIRALDI, P. M. Leitura e escrita no ensino de ciências: espaços para produção de autoria. (Tese de Doutorado). Programa de pós-graduação em educação científica e tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

GIRÃO, L. N., SIQUEIRA, A., & LIMA, I. P. A prática de leitura no ensino de química por meio de oficinas pedagógicas. IN: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Campinas, Anais [...]. São Paulo: Campinas, 2012, p.3231.

GLEN, N. J., & DOTGER, S. Writing like a scientist: exploring elementary teachers’ understandings and practices of writing in science. Journal of Science Teacher Education, v. 24, p. 957-976, 2013. Doi: 10.1007/s10972-013-9348-x

GLYNN, S. M., & MUTH, D. Reading and Writing to Learn Science: Achieving Scientific Literacy. Journal of research in science teaching, v. 31, n.9. p. 1057-1073, 1994.

HUERTA, M.; GARZA, T. Writing in Science: Why, How, and for Whom? A Systematic Literature Review of 20 Years of Intervention Research (1996–2016). Educational Psychology Review. N. 31, p. 533-570, 2019.

KRASILCHIK, M. & MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

JUNIOR, W. E. F. Estratégias de leitura e educação química: que relações? Química Nova Na Escola. v. 32, n. 4, p. 220-226, 2010.

MASSI, L.; MAZZEU, F. J. C.; CARNIO, M. P. A Problematização e a Instrumentalização na Formação do Pedagogo para o Ensino de Ciências da Natureza. Debates em Educação, v. 12, n. 27, Maio/Ago, 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p22-37

National Research Council. A Framework for K-12 Science Education: Practices, Crosscutting Concepts, and Core Ideas. Washington, DC: The National Academies Press, 2012. https://doi.org/10.17226/13165.

NIGRO, R. G. Textos e leitura na educação em Ciências: contribuições para a alfabetização científica em seu sentido mais fundamental. (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

NORRIS, S.P. e PHILLIPS, L. M. How Literacy in Its Fundamental Sense is Central to Scientific Literacy, Science Education, v.87, n.2, p. 224-240, 2003

OLIVEIRA, C. M. A.; CARVALHO, A. M. P. Escrevendo em aulas de ciências. Ciência & Educação, v. 11, n.3, p. 347-366, 2005.

ROSA, C. W; ROSA, A, B. O ensino de ciências (Física) no Brasil: da história às novas orientações educacionais. Revista Iberoamericana de Educación. n. 58, v. 2. 2012.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 17. n. esp., p. 49-67, nov. 2015.

SASSERON, L. H.; Carvalho, A.M. P. Alfabetização científica uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n.1, p.59-77, 2011

AUTOR 3, 2010.

AUTOR 3, XXX, XXX, 2019

SOARES, M. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

SOUZA, S. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Escrita no Ensino de Ciências: autores do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 367-382, 2005

SCARPA, D. L., & TRIVELATO, S. L. F. Características linguísticas e argumentativas de artigos científicos que participaram da construção do paradigma do DNA como portador das informações hereditárias. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, São Paulo, Anais [...], 2013. Águas de Lindóia, SP. P. 813

TEIXEIRA, F. M. Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciência e Educação, v.19, n.4, p. 795-809, Bauru, 2013.

TEIXEIRA, P. M.; MEGID NETO, J. Uma proposta de tipologia para pesquisa de natureza interventiva. Bauru: Ciência e Educação, v. 23, n. 4, p. 1055-1076, 2017.

YORE, L. D., HAND, B. M., & PRAIN, V. Scientists as Writers. Wiley Periodicals: Science Education. v. 86, n. 5, p. 672-692, 2002. Doi: https://doi.org/10.1002/sce.10042

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

ALMEIDA, Keici; BRICCIA, Viviane; SEDANO, Luciana. Escritura científica y enseñanza por la investigación en ciencias: análisis de textos escolares de primaria. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 434–456, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p434-456. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10629. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 87 88 89 90 91 92 93 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.