Os MOOCS como possibilidade para internacionalização da educação superior em casa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p642-667

Palabras clave:

MOOCs, Internacionalização em casa, Educação superior

Resumen

O presente estudo, fruto de dissertação de mestrado, tem como objetivo compreender as potencialidades/possibilidades da utilização dos MOOCs (Massive Open Online Courses) para a promoção da internacionalização da Educação Superior em casa. Neste sentido, adotou-se a abordagem qualitativa, e como instrumento de pesquisa, a entrevista semiestruturada. Os sujeitos do estudo foram cinco estudantes de graduação de uma Escola Politécnica de Universidade localizada no sul do Brasil. Com esta investigação foi possível vislumbrar os MOOCs como oportunidade de inovação e complemento para os processos de ensino e de aprendizagem nos cursos de graduação, possibilitando, ainda, a internacionalização da educação superior por meio da conexão com professores, estudantes e universidades internacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karen Graziela Weber Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE), tem sua formação atual amparada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de concessão de bolsa de estudos à autora.

Pricila Kohls dos Santos, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutora em Educação pela PUCRS. Docente e Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE).

Citas

ALTABACH, Philip G. MOOCs as neocolonialism: who controls knowledge? International Higher Education, n. 75, p. 5-7, 2014.

BEELEN, Jos. Implementing internationalisation at home. European Association for International Education (EAIE), 2007.

BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining internationalization at home. In: The European Higher Education Area. Springer International Publishing, 2015. p. 59-72.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. Novas tecnologias e mediação pedagógica, Campinas, SP: Papirus, p. 73-140, 2015.

BOAL, Helena M. C.; STALLIVIERI, Luciane. Os MOOCs e o processo de internacionalização das instituições de Ensino Superior. XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU. Desafios da Gestão Universitária no Século XXI Mar del Plata – Argentina, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luciane_Stallivieri/publication/286936419_XV_COLOQUIO_INTERNACIONAL_DE_GESTAO_UNIVERSITARIA_-_CIGU_ OS_MOOCs_E_O_PROCESSO_DE_INTERNACIONALIZACAO_DAS_INSTITUICOES_DE_ENSINO_SUPERIOR/links/5671705408ae0d8b0cc30185/XV-COLOQUIO-INTERNACIONAL-DE-GESTAO-UNIVERSITARIA-CIGU-OS-MOOCs-E-O-PROCESSO-DE-INTERNACIONALIZACAO-DAS-INSTITUICOES-DE-ENSINO-SUPERIOR.pdf. Acesso em: 11 nov. 2017.

DIAS, Marco Antônio Rodrigues. Inovações na Educação Superior: tendências mundiais. Desafios e perspectivas da Educação Superior brasileira para a próxima década, v. 2020, p. 48-77, 2011.

DOWNES. Toward Personal Learning: Reclaiming a role for humanity in a world of commercialism and automation. 2017. Disponível em: https://www.downes.ca/files/books/Toward%20Personal%20Learning%20v09.pdf. Acesso em: 10 abr. 2018.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010. (Instituto Paulo Freire - 5 / Série Cadernos de Formação).

GRAINGER, Barnaby. Introduction to MOOCs: avalanche, illusion or augmentation. 2013. Disponível em: http://iite.unesco.org/pics/publications/en/files/3214722.pdf. Acesso em: 11 abr. 2018.

KNIGHT, J. Higher education in turmoil: the changing world of internationalization. Rotterdan: Sense Publishers, 2008.

KNIGHT, Jane. Cinco verdades sobre internacionalização. International Higher Education, v. 69, 2012.

MANO, Margarida. Roteiro do Plane(j)amento Estratégico: Percursos e encruzilhadas do Ensino Superior no espaço da língua portuguesa. Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2015.

MCAULEY, Alexander; STEWART, Bonnie; SIEMENS, George; CORMIER, Dave. Massive Open On-Line Courses: Digital ways ofknowing and learning. [S.l: s.n.], 2010. Disponível em: https://oerknowledgecloud.org/sites/oerknowledgecloud.org/files/MOOC_Final.pdf. Acesso em: 26 nov. 2018.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do C. Análise textual discursiva. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2014.

MOROSINI, Marília C.; NASCIMENTO, Lorena M. do. Internacionalização da Educação Superior no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, 2017.

PATRU, Mariana; BALAJI, Venkataraman. Making sense of MOOCs: A Guide for policy-makers in developing countries. UNESCO, 2016.

SANTOS, Fernando S.; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2012.

SANTOS, Pricila K. dos. Permanência na Educação Superior: desafios e perspectivas. Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade - Universidade Católica de Brasília, 2020.

SIEMENS, George. Massive open on-line courses: Innovation in education? Open educational resources: Innovation, research and practice, v. 5, p. 5-15, 2013.

SPELLER, Paulo; ROBL, Fabiane; MENEGHEL, Stela M. (Orgs.). Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década: 2011-2020. Brasília, UNESCO, CNE, MEC, 2012.

STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.

UNESCO. Tendências da educação superior para o século XXI. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras Brasília: UNESCO/CRUB, 1999.

WITT, Hans de. Internationalization of Higher Education in the United States of America and Europe: a historical, comparative and conceptual analysis. USA: Massachusetts/Boston College, 2002.

YUAN, Li; POWELL, Stephen. MOOCs and open education: Implications for higher education. Cetis, 2013. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/33781834/MOOCs.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1523565002&Signature=dW6dF9cbPD0bZMmdNZPfktxG6rI%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DThis_file_I_got_from_the_net_its_very_im.pdf. Acesso em: 12 abr. 2018.

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

MACHADO, Karen Graziela Weber; SANTOS, Pricila Kohls dos. Os MOOCS como possibilidade para internacionalização da educação superior em casa. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 642–667, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p642-667. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11085. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.