Ser professor sob a ótica de licenciandos em Ciências Biológicas e as Representações Sociais que permeiam a formação inicial

Joici de Carvalho Leite, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Resumo


As Representações Sociais (RS) configuram-se como uma forma de conhecimento socialmente partilhado. Assim, este artigo teve por objetivo analisar as prováveis RS apresentadas por licenciandos do curso de Ciências Biológicas a respeito do tema ‘Ser Professor de Biologia’. As informações foram coletadas mediante o uso do Teste de Associação Livre de Palavras, e os procedimentos de análise se deram partindo-se da classificação das palavras por meio das semelhanças semânticas que culminou na elaboração do Quadro de quatro casas, posteriormente se usou a Análise de Conteúdo para a apreciação das redações das palavras evocadas. Os resultados convergiram para uma homogeneidade de concepções, indicando a presença de representações, remetendo a visões de um professor detentor de conhecimentos e com prática tradicionalista.

Palavras-chave


Senso comum. Licenciatura. Ensino de Ciências.

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