O golpe na elaboração intelectual de Paulo Freire

a alfabetização de [jovens e] adultos na ditadura civil - militar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp125-152

Palabras clave:

Paulo Freire, Alfabetização, Ditadura civil-militar

Resumen

O artigo tem como objetivo explicitar como o Estado militar, ao criar o Mobral (1967-1985), em contraponto à educação libertadora, se apropriou dos aspectos metodológicos do Sistema Paulo Freire de Alfabetização. Desse modo, o texto traz fragmentos das vozes de interlocutores, narrativas coletadas por meio de entrevistas temáticas, ancoradas na metodologia da História oral. Os estudos evidenciaram a divergência do sentido da alfabetização, que não poderia ser o mesmo para os que idealizaram a educação para as massas e os que pensaram a educação com o povo. Vale destacar que o Mobral dedicou-se à massificação da educação a partir de esquemas operacionais simples e padronizados, atrelado à aquisição simplificada de técnicas de leitura e de escrita, enquanto que a base freireana era constituída de situações concretas dos alfabetizandos.

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Biografía del autor/a

Jailson Costa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Professor do curso de licenciatura em Física do IFAL, área: Formação de Professores. Faz parte do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos (FAEJA). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) - GT-18. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GIPEJA/IFAL/CNPq).

 

Andresso Marques Torres, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/Ufal). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal/Campus II). Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos - Multieja/CNPq. 

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

SILVA, Jailson Costa da; TORRES, Andresso Marques. O golpe na elaboração intelectual de Paulo Freire: a alfabetização de [jovens e] adultos na ditadura civil - militar. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 125–152, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp125-152. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12025. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

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