As percepções dos licenciandos sobre o curso de formação de professores em educação do campo

Autores/as

  • Marlene Rios Melo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Daniel José Puente Chacón Universidade do Uruguai

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp337-357

Palabras clave:

Formação de professores, Educação do campo, ciência

Resumen

O presente texto almeja entender como os licenciandos do penúltimo semestre do curso de licenciatura em educação do campo de uma Instituição Federal de Ensino Superior percebem sua formação. Partimos da pergunta: O que é a formação de professores da educação do campo? A resposta será obtida via pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica (BICUDO; KLÜBER, 2013). A análise dos discursos escritos e transcritos dos sujeitos colaboradores da pesquisa foi feita através da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Os resultados nos mostram que os licenciandos se dão conta de sua condição de oprimidos, bem como percebem uma recuperação do seu capital cultural, pela valorização e recuperação da sua identidade, o que lhes fortalece na criação de ações no universo campesino. No entanto, as relações com o conhecimento científico ainda se apresentam frágeis, mostrando traços de uma educação ainda não plenamente dialógica e libertadora.

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Biografía del autor/a

Marlene Rios Melo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Docente da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando nos cursos de licenciatura em educação do campo e agroecologia. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Bacharel e tecnóloga em química pela Universidade de São Paulo

Daniel José Puente Chacón, Universidade do Uruguai

Graduado em química pela Universidade da Venezuela. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutorando pela Universidade do Uruguai

Citas

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

MELO, Marlene Rios; PUENTE CHACÓN, Daniel José. As percepções dos licenciandos sobre o curso de formação de professores em educação do campo. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 337–357, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp337-357. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12332. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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