Perspetivas dos alunos sobre as suas experiências de aprendizagem

implicações para a formação docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp423-445

Palabras clave:

Perspetivas dos alunos, Experiências de aprendizagem, Sociologia da Infância, Formação docente.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa inserida no projeto Europeu “New European Settings for Teachers and Teaching – NESTT”, que teve como principal objetivo conhecer as perspetivas das crianças/alunos sobre as suas experiências de aprendizagem, em contextos de educação formal (escolar) e não formal, procurando interrogar, desse ângulo, o ensino e a formação de professores. Foi aplicado um inquérito por questionário em escolas portuguesas, polacas e romenas, junto de 546 alunos com idades entre 10 e 16 anos. Três blocos de questões – o que gosto mais de aprender; onde aprendo mais e melhor; e como aprendo mais e melhor – estruturaram o questionário e também a análise dos dados, com base numa estatística descritiva. A interpretação e discussão dos resultados basearam-se em perspetivas teóricas da Sociologia da Infância, concebendo a criança como sujeito de direitos e ator social competente e com voz, a fim de evidenciar questionamentos e contribuições para uma reflexão crítica e transformadora em torno da formação docente.

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Biografía del autor/a

Fernando Ilídio Ferreira, Universidade do Minho

Instituto de Educação; Departamento de Ciências Sociais da Educação

Citas

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

FERREIRA, Fernando Ilídio. Perspetivas dos alunos sobre as suas experiências de aprendizagem: implicações para a formação docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 423–445, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp423-445. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12339. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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