O Currículo da Educação Infantil no Brasil e na Aotearoa Nova Zelândia

reflexões a partir de documentos oficiais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp64-85

Palabras clave:

Currículo, Educação Infantil, DCNEI, BNCCNEI, Te Whāriki

Resumen

Este artículo trata sobre el currículo de la Educación Infantil en Brasil y en Aotearoa / Nueva Zelanda. A partir de las Directrices Curriculares para la Educación Infantil (2009), de la Base Nacional Común Curricular para la Educación Infantil (2017) y de las dos versiones del documento Te Whāriki - Currículo para la Educación Infantil (1996 y 2017), se problematizó las proposiciones para los niños y las implicaciones para la infancia.Los documentos de ambos países presentan influencia de los organismos internacionales y del mercado financiero en sus propuestas. La racionalidad neoliberal identificada en el material analizado contribuye para la producción del niño como capital humano y del profesor como un tecnócrata. Se identificó un currículo prescriptivo que apunta a la preparación del niño para atender las demandas del mercado.
Palabras clave: Currículo. Educación Infantil. DCNEI. BNCCNEI. Te Whāriki.

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Biografía del autor/a

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e no Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI, é integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG e do Grupo de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/UFPEL.

 

Andrea Delaune, University of Canterbury

Designer de aprendizagem na Open Polytechnic. Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento.

Mônica Maciel Vahl, University of Canterbury

Doutora em Educação pela University of Canterbury (UC).  Integrante dos grupos de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares - FaE/UFPEL), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI - IE/FURG) e School of Educational Studies and Leadership (UC).

 

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Publicado

2022-06-10

Cómo citar

MEDEIROS NOGUEIRA, Gabriela; DELAUNE, Andrea; MACIEL VAHL, Mônica. O Currículo da Educação Infantil no Brasil e na Aotearoa Nova Zelândia: reflexões a partir de documentos oficiais. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 64–85, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp64-85. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12672. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

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