Emprendedor UFMA

subordinación de la universidad al nuevo estándar de acumulación flexible?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14105

Palabras clave:

UFMA emprendedora, pedagogía del emprendimiento, cultura emprendedora

Resumen

El artículo investiga las políticas de emprendimiento adoptadas por la Universidad Federal de Maranhão – UFMA, en cuanto a la creación de una “cultura emprendedora” en la universidad. La hipótesis es que este tipo de estrategia pedagógica, que se guía por la Pedagogía Emprendedora, refuerza la heteronomía y semiformación individual, además de reproducir conceptos pedagógicos que se guían por la Teoría del Capital Humano. Es un estudio analítico-exploratorio, que utiliza el método histórico-dialéctico para analizar e interpretar el objeto en pantalla. Indaga en fuentes escritas primarias, además de documentos y resoluciones producidos por esta institución, para tratar de entender cómo las iniciativas recientes de la UFMA se encaminan hacia la creación de una mentalidad emprendedora, o, como afirma la propia universidad: una “cultura emprendedora”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo José Pinho Coimbra, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em História e Pedagogia, Mestre em Educação e Doutor em Educação. É professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no curso de Ciências Naturais. Ministra as disciplinas do Núcleo Pedagógico na área dos Fundamentos da Educação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR/MA. Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas de Formação e Trabalho Docente" - GEPFORTRAD

Ana Paula Ribeiro de Sousa, Universidade federal do Maranhão - UFMA

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Física, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Permanente do PPGE - Mestrado em Educação Profissional, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Citas

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Teoria da semicultura. Primeira Versão. Porto Velho: Editora Universidade Federal de Rondônia, Ano IV, Vol. XIII, Nº 191, maio/Agosto, 2005.

ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017. (Coleção questões da nossa época; v. 58).

ALVES, Alexandre; KLAUS, Viviane; LOUREIRO, Carine Bueira. Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal 1 1 - Este ensaio contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Educação e Pesquisa [online]. São Paulo, 2021, v. 47 [Acessado 4 Abril 2022], e226115. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115>. Epub 23 Jun 2021. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115.

Brasil. Ministério da ciência, tecnologia, inovações e comunicações. Gabinete do Ministro. Portaria n. 1.122, de 19 de março de 2020. Define as prioridades, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no que se refere a projetos de pesquisa, de desenvolvimento de tecnologias e inovações, para o período 2020 a 2023. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 mar. 2020, Ed. 57, Seção 1, p. 19.

BRITO, Cláudio. Fernando Dolabela: insights sobre empreendedorismo e educação empreendedora. Acelera Startups, São Paulo, [s.d.]. Disponível em: http://www.acelerastartups.com/br/fernando-dolabela-educacao-empreendedora/ . Acesso em: 14/04/2022.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6ª. Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2012. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1).

CATINI, Carolina. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP, São Paulo, n. 127, p. 53-68, out/nov/dez. 2020.

COAN, Marival. Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo. Revista LABOR, Ceará, n. 9, v.1, p. 1-18, jul/dez, 2013.

DELGADO, Malu. ‘Empreender gera transformações úteis à coletividade’, define criador da Pedagogia Empreendedora. Canguru News, São Paulo, 14 de set. de 2021. Disponível em: https://cangurunews.com.br/pedagogia-empreendedora-fernando-dolabela/ . Acesso em: 14/04/2022.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 10 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2006.

DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora. Revista de Negócios, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 127-130, abril/junho 2004 (entrevista com Fernando Dolabela sobre a Pedagogia Empreendedora).

EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.3, p. 531-541, set./dez. 2007.

EVANGELISTA, Olinda; MORAES, Maria Célia Marcones de; SHIROMA, Eneida Oto. Política Educacional. 4 ed. - Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

FONTINHAS, Maria Fernanda. UFMA lançará iniciativas para fomentar o empreendedorismo universitário. UFMA/Ageufma. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/ufma-lancara-iniciativas-para-fomentar-o-empreendedorismo-universitario#:~:text=O%20UFMA%20Empreendedora%20%C3%A9%20uma,gradua%C3%A7%C3%A3o%20e%20Internacionaliza%C3%A7%C3%A3o%20da%20UFMA. Acesso em 27 de abril de 2022.

GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

HENRIQUE, Daniel Christian; CUNHA, Sieglind Kindl da. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Revista de Administração Mackenzie (RAM). São Paulo, volume 9, n. 5, 2008, p. 112-136.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan/mai 2019.

Jesus, Lúcio Silva. AGEUFMA/UFMA. Programa UFMA empreendedora é lançado em cerimônia pelo canal da AGEUFMA no Youtube e com participação de diversas instituições apoiadoras. Publicado em 01/12/2021. Disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/programa-ufma-empreendedora-e-lancado-em-cerimonia-pelo-canal-da-ageufma-no-youtube-e-com-participacao-de-diversas-instituicoes-apoiadoras. Acesso em 30 de agosto de 2022.

KUENZER, Acacia Zeneida. TRABALHO E ESCOLA: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Artigo resultante da pesquisa “Limites e possibilidades da politecnia no modo de produção capitalista: escola politécnica ou práticas de integração?”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Educação & Sociedade [online]. Campinas, 2017, v. 38, n. 139 [Acessado 4 Abril 2022], pp. 331-354. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017177723>. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017177723.

LANDSTROM, Hans; LOHRKE, Franz T. Historical foundations of entrepreneurship research. Great Britain: Edward Elgar Publishing, 2010.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

MUELLER, Rafael Rodrigo; CECHINEL, André. A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensino Médio: parceria para as competências socioemocionais. Educação- Revista do Centro de Educação da UFMS, v. 45, Santa Maria, 2020. Disponível em: A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensino Médio: parceria para as competências socioemocionais | Educação (ufsm.br). Acesso em 23 de abril de 2022.

RAMOS, Marise Nogueita. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, Mônica Ribeiro da. A BNCC DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista [online]. Belo Horizonte, 2018, v. 34 [Acessado 6 Abril 2022], e214130. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-4698214130>. Epub 22 Out 2018. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698214130.

XXXX; XXXX.xxxx.xxxx.

UFMA. CONSUN. RESOLUÇÃO Nº 339-CONSUN, 15 de janeiro de 2021. Dispõe sobre a implantação da Política de Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão e a criação do Núcleo Avançado de Empreendedorismo (NAVE).

VERGA, E.; Soares da Silva, L. F. Empreendedorismo: evolução histórica, definições e abordagens. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 3, p. 3-30, 2014.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. (Biblioteca Pedagógica).

Publicado

2023-03-25

Cómo citar

COIMBRA, Leonardo José Pinho; SOUSA, Ana Paula Ribeiro de. Emprendedor UFMA: subordinación de la universidad al nuevo estándar de acumulación flexible?. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14105, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14105. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14105. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.