A inteligência emocional como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem do aluno

Autores/as

  • Cleuza Leite de Oliveira Santos Universidad Autônoma de Assuncion - UAA
  • Clara Roseane da S.A. Mont’Alverne Universidad Autónoma da Asunción

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15917

Palabras clave:

Inteligência Emocional, Educação, Prática pedagógica

Resumen

Este artigo visa apresentar a inteligência emocional e as estratégias voltadas para o processo de aprendizagem do aluno no contexto educacional. A Inteligência Emocional envolve o reconhecimento, compreensão e gerenciamento das emoções próprias e dos outros de maneira efetiva. Ela não é uma habilidade inata, mas pode ser desenvolvida ao longo do tempo. Os professores são incentivados a buscar oportunidades de formação e capacitação nessa área, a fim de fortalecer seus vínculos com os alunos e contribuir para seu desenvolvimento emocional e acadêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Patricia Silva do Nascimento, et al. A inteligência emocional na escola: Um estudo de caso da prática docente em uma escola da rede municipal de Vitória de Santo Antão – PE. Anais do 14º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Recife. 2016.

BRANDÃO, Luciane Gobbo e CÂMARA, Karla Strychalski. A importância da inteligência emocional nas organizações. Caderno Científico da Escola de Negócios, 3(1). 2017.

BRASIL. BNCC – Base Nacional Comum Curricular - 3ª versão. Ministério da Educação. Brasília. 2018.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(247), pp.534-551. 2016.

GARDNER, Haward. Nova ciência da mente, a-uma história da revolução cognitiva. Vol. 09. Edusp. 1995.

GOLEMAN, Daniel. Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Rio de Janeiro, Editora Objetiva. 2015.

GOLEMAN, Daniel. Emotional intelligence. New York, Bantam. 1995.

GOLEMAN, Daniel. The emotionally competent leader. The Healthcare Forum Journal, 41(2):36-38. 1998.

GOLEMAN, Daniel, BOYATZIS, Richard. e MCKEE, Annie. The emotional reality of teams. Journal of Organizational Excellence, 21(2), pp.55-65. 2002.

GOLEMAN, Daniel. O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas. São Paulo, Editora Objetiva. 2012.

LÓPEZ-BERNARD, Laura. PIEC: Programa para el desarrollo de la Inteligencia Emocional en los Conservatorios de música. Madrid, UNED. 2015.

MAYER, John. D., SALOVEY, Peter e CARUSO, David R. Relation of na ability measure of emotional intelligence of personality. Journal of personality assessment, 79(2). 2002.

MAYER, John D. e SALOVEY, Peter. What is emotional intelligence. Emotional development and emotional intelligence: Educational implications, 3(31). 1997.

MAYER, John D. e SALOVEY, Peter. Emotional intelligence. Imagination, cognition and personality, 9(3), pp.185-211. 1990.

MAYER, John D., CARUSO, David R., & SALOVEY, Peter. The ability model of emotional intelligence: Principles and updates. Emotion Review, 8, 1-11. 2016.

METZ, G. D., WACHHOLZ, N. R. e CANAN, S. R. Currículo escolar, BNCC e formação integral. Revista Cocar, 14(30), pp.1-16. 2020.

PAYNE, Wayne Leon. A Study of Emotion: Developing Emotional Intelligence; Self-Integration; Relating to Fear, Pain and Desire. Estados Unidos, The Union for Experimenting Colleges and Universities. 1985.

POCEIRO, Patrícia Bonfim. Inteligência emocional: suas implicações no contexto escolar. Revista Educação em Foco, 5(10). 2017.

SALOVEY, Peter e CAMPBELL, Piers. Evaluating The Demand For Soft Skills In Software Development. It Professional, 14(1), pp.44-49. 2012.

SANTOS, Jair de O. Educação emocional na escola: A emoção na sala de aula. 2ª ed. Salvador, Editora Copyright. 2000.

SILVA, Estela Rossetti Teixeira e SILVA, Everaldo. Inteligência emocional e sua influência em práticas educativas. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(26). 2021.

SOUZA, Marcela Rafaela, SILVA, Maria de Lourdes e Silva, Maria Socorro. Formação integral e integrada: Uma percepção dos docentes do curso de informática do IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional Tecnológica, 1(12). 2017.

WOYCIEKOSKI, Carla e HUTZ, Claudio Simon. Inteligência emocional: teoria, pesquisa, medida, aplicações e controvérsias. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22, pp. 1-11. 2009.

Descargas

Publicado

2023-09-05

Cómo citar

SANTOS, Cleuza Leite de Oliveira; MONT’ALVERNE, Clara Roseane da S.A. A inteligência emocional como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem do aluno. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15917, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15917. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15917. Acesso em: 13 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Artículos similares

<< < 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.