Educación para personas privadas de libertad

reflexiones desde el caderno de práticas de tratamento penal nas unidades penais do Paraná – Brasil

Autores/as

  • Marta Cossetin Costa Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ireni Marilene Zago Figueiredo Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16637

Palabras clave:

Educación, Personas privadas de libertad, Educación de Jóvenes y Adultos

Resumen

Se trata de un análisis reflexivo realizado desde las normativas internacionales, legislaciones nacionales y artículos científicos que discuten la temática de educación en las cárceles con relación a la realidad del contexto carcelario del estado del Paraná, en Brasil. El objetivo es reflexionar sobre la educación para personas privadas de la libertad partiendo del “Cuadernos de Practicas de Tratamiento Penal en las Unidades Penales del Paraná” (2011). Se aprehende el alineamiento del Cuaderno paranaense con las normativas y legislaciones nacionales e internacionales, expresando la garantía del derecho a la educación, con énfasis para la educación básica, que visa la resocialización e inserción en el mercado de trabajo de las personas privadas de libertad.

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Biografía del autor/a

Marta Cossetin Costa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Enfermagem (2006) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especialização em Assistência na Urgência e Emergência pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí e especialização em Gestão Pública com ênfase em SUS pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como Enfermeira na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, vinculada a Secretária de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Estado do Paraná e como docente colaboradora por tempo determinado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde coletiva, saúde do adulto, atenção de enfermagem nas prisões e salutogênese. Membro do Grupo de Estudo Multidisciplinar em Saúde do Adulto - GEMSA

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Desenvolvimento de estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sob supervisão da Profa. Dra. Giselle Cristina Martins Real. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Campinas - UNICAMP - SP. Atualmente é docente do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Mestrado e Doutorado em Educação da UNIOESTE - Campus de Cascavel-PR. Graduação em Pedagogia e Especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Cascavel-PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - GEPPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional - Paraná, Política Educacional - Brasil, Política Social, Construção da "centralidade" em educação e saúde básicas, Educação e Estado no Brasil e Prática de Ensino (área de alfabetização).E-mail: irenifigueiredo@hotmail.com

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Publicado

2023-12-20

Cómo citar

COSTA, Marta Cossetin; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago. Educación para personas privadas de libertad: reflexiones desde el caderno de práticas de tratamento penal nas unidades penais do Paraná – Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16637, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16637. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16637. Acesso em: 12 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

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