A fotografia como metodologia investigativa: uma contribuição do Photovoice para as sequências de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p186-196

Palabras clave:

Photovoice, Ensino de Ciências por Investigação, Sequência de ensino

Resumen

O trabalho é um recorte de uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes aos recursos hídricos. Estabelecemos a fotografia como metodologia investigativa, que aproxima o aluno da realidade, permite a atribuição de significados e a criticidade. Utilizamos o Photovoice como metodologia de ação participativa e colaborativa baseada em fotografias capturadas pelos sujeitos da pesquisa. Nesse cenário, o caráter participativo, dialógico e interdisciplinar favoreceu a identificação dos problemas ambientais. Os resultados indicam que a interação dos sujeitos com o ecossistema sob o enfoque cognitivo e subsidiada pelo Photovoice deu sentido a ação de aprender, permitindo um diálogo sobre os valores, informações, crenças, conceitos e experiências construídas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabrício Thiago Moura Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2011). Mestre em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2018).

Carmen Maria de Caro Martins, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1979). Mestre em Biologia Vegetal (Genética de Milho) pela Universidade Federal de Campinas - UNICAMP (1083). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004). Atualmente, professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais, com exercício no Colégio Técnico da UFMG.

Citas

AGUIAR JR., O. G. Módulo II: o planejamento do Ensino. In: Projeto Escola Referência – Desenvolvimento Profissional de Professores, 27f. 2005.

ARAÚJO, L.; FIGUEIREDO, M.; AMANTE, M. J.; RIBEIRO, E. As potencialidades do photovoice enquanto metodologia participativa na formação de Educadores Sociais. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. Extr., n. 6, p. 72-75, 2015.

BALOMENOU, N.; GARROD, B. (2015). A review of participan-generated image methods in the social sciences. Journal of mixed methods research. doi: 10.1177/1558689815581 561.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula – São Paulo: Cengage Learning, p. 1-20, 2013.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências de ensinos para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: _____. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GEHRKE, B. M.; JUNIOR, J. D. B.; MILITO, M. C. Photovoice e identificação de recursos turísticos endógenos no litoral do Rio Grande do Norte – Brasil. PASOS – Revista de Turismo y Patrimônio Cultural, v. 13, n. 5, 2015, p. 1003-1017.

MARIN, A. A. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 1, p. 203-222, 2008.

MARQUES, B. G. Photovoice: olhares de idosos sobre políticas públicas voltadas às atividades físicas. 2012. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2012.

MARQUES, B. G.; MIRANDA, M. L. J. Photovoice: implicações do método colaborativo para as pesquisas em Educação Física e Saúde. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 20 n. 6, 2015, p. 545-546.

MINAS GERAIS. Secretaria do Estado de Educação. Conteúdo Básico Comum: CBC de Biologia. Belo Horizonte: SEE, 2007.

MOLITZAS, R.; BARRELLA, W.; RAMIRES, M. Educação Ambiental para graduandos – uma proposta metodológica para práticas em sala de aula. Unisanta BioScience, v. 3, ed. especial - Práticas no Ensino de Ecologia, p. 1–13, 2014.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, v. 17, n. especial, 2015, p. 49-67.

WANG, C.; BURRIS, M. A. Photovoice: Concept, Methodology, and Use for Participatory Needs Assessment. Health Educ Behav, v. 24, p. 369-387, 1997.

Publicado

2019-04-25

Cómo citar

OLIVEIRA, Fabrício Thiago Moura; MARTINS, Carmen Maria de Caro. A fotografia como metodologia investigativa: uma contribuição do Photovoice para as sequências de ensino. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 186–196, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p186-196. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6886. Acesso em: 31 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.