COMPETÊNCIAS DO CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO

Autores/as

  • José Carlos Caires EMBRAPA
  • Elisangela da Silva Bernado Universidade Estácio de Sá (UNESA)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n8p119

Palabras clave:

competência, conhecimento, multiplicadores.

Resumen

Este trabalho tem como foco a organização formal e educacional – apresentando o duplo papel desempenhado tanto pelo gestor quanto pelo professor. Essa duplicidade de ações está ligada por um lado ao desenvolvimento de ações de gestão e por outro à atuação dos gestores como difusores do conhecimento organizacional. Gestão e educação são analisadas como processos presentes em cenários que tenham como pilar de sustentação a inovação e a preservação das condições de sobrevivência das futuras gerações. As competências são conceituadas tanto no mundo do trabalho e da formação profissional como na esfera escolar. São discutidas oito competências facilitadoras da transformação da informação em conhecimento contextualizado. São apresentadas, ainda, algumas estratégias pedagógicas voltadas à contextualização, pertinência e socialização de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Carlos Caires, EMBRAPA

Mestre em Educação, Professor do Ensino Fundamental do Município de Maceió e Analista de Desenvolvimento Humano da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Professora Adjunta do Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio), Pedagoga pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2013-03-29

Cómo citar

CAIRES, José Carlos; BERNADO, Elisangela da Silva. COMPETÊNCIAS DO CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO. Debates em Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 119, 2013. DOI: 10.28998/2175-6600.2012v4n8p119. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/705. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.