Criatividade e letramento escolar na perspectiva da complexidade: articulações e desafios transdisciplinares

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p677-690

Mots-clés :

Pensamento complexo, Transdisciplinaridade, Criatividade, Letramento

Résumé

O presente artigo visa apresentar alguns resultados finais da Tese de Doutorado intitulada Criatividade e Letramento: um estudo de caso à luz do pensamento complexo, cujo  objetivo geral de investigação procurou compreender as implicações do vínculo professor e aluno, no contexto das interações nas práticas de letramento, em aulas de Língua Portuguesa, sob o olhar da criatividade e do pensamento complexo. O caminho metodológico percorrido foi o estudo de caso, cujos resultados mostraram um perfil de criatividade e transdisciplinaridade nas práticas docentes, reveladas na interação professor-aluno com vínculos afetivos, centrado em despertar a confiança, elevar a autoestima, resgatar os valores humanos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-08-18

Comment citer

PEIXOTO, Elza Rodrigues Barbosa; PINHO, Maria José de. Criatividade e letramento escolar na perspectiva da complexidade: articulações e desafios transdisciplinares. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 677–690, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p677-690. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10001. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.