Reflexões sobre as práticas pedagógicas inclusivas e o IDEB

Auteurs-es

  • Maria Osvalda de Castro Feitosa Cristovam UNESP
  • Lurian Dionizio Mendonça UNESP
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini UNESP

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p378-400

Mots-clés :

Avaliação, Práticas pedagógicas, Educação inclusiva

Résumé

No cenário nacional, a matrícula e permanência dos estudantes público-alvo da educação especial nos sistemas de ensino é uma realidade. No entanto, não é possível dizer o mesmo com relação a eficácia dos serviços ofertados a este público. Neste sentido, o presente estudo verificou o reflexo das práticas pedagógicas inclusivas nos resultados das avaliações externas do município de Bauru/SP. Para isso, aplicou-se o questionário Index para a inclusão, com o intuito de verificar as práticas pedagógicas inclusivas dos docentes, que depois, foram confrontados com os últimos dados do Ideb. Constatou-se que, embora os índices gerais do município sejam positivos, os resultados individuais não caminham no mesmo sentido, inferindo que algumas práticas pedagógicas não se traduzem em avanços efetivos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2021-06-26

Comment citer

CRISTOVAM, Maria Osvalda de Castro Feitosa; MENDONÇA, Lurian Dionizio; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. Reflexões sobre as práticas pedagógicas inclusivas e o IDEB. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 378–400, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p378-400. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10297. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s