Discursos do sujeito coletivo sobre formação e políticas públicas

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p693-708

Mots-clés :

Direitos Sociais, Educação, Processos Educacionais, Psicologia Educacional

Résumé

O objetivo do estudo é apresentar discussões que problematizam o tema sobre formação durante a disciplina de Políticas Públicas e Processos Educacionais num curso de pós-graduação stricto sensu. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em Instituição de Ensino Superior particular localizada na região oeste da grande São Paulo. Os resultados apontam reflexões sobre políticas públicas educacionais e formação a partir da inferência de duas categorias, a saber: combate às desigualdades sociais; efetivação da LDBEN como instrumento para a formação de qualidade. Considerou-se que as Políticas Públicas são importantes para o atendimento das demandas sociais; para educação; para o desenvolvimento da sociedade e para a continua participação da sociedade civil em prol do exercício e da conquista de novos direitos.

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Valdemir Bezerra da Silva, Centro Universitário Fieo - UNIFIEO

Doutorando e Mestre em Psicologia Educacional. Especialista em Literatura Contemporânea, Magistério do Ensino Superior, Psicopedagogia Clínica, Gestão de Conflitos. Graduado em Letras. 

 

Janaína da Silva Gonçalves Fernandes, Universidade Ibirapuera - UNIB

Doutora e Mestre em Psicologia Educacional. Graduação em Psicopedagogia.

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universiade Ibirapuera - UNIB

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Publié-e

2021-11-30

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SILVA, Valdemir Bezerra da; FERNANDES, Janaína da Silva Gonçalves. Discursos do sujeito coletivo sobre formação e políticas públicas. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 693–708, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p693-708. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11105. Acesso em: 25 nov. 2024.

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