Antecedentes do ganho de aprendizagem na educação superior

evidências empíricas para os cursos de administração no Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p795-815

Mots-clés :

Qualidade na educação. Avaliação. Recursos Organizacionais.

Résumé

Ao longo das duas últimas décadas, a expansão da educação superior intensificou o debate sobre metodologias de avaliação do sistema de ensino. Alega-se que a expansão veio com um alto custo em termos da qualidade de aprendizagem. Como consequência da pressão por uma maior demonstração dos resultados fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES), o ganho de aprendizagem passou a ser considerado uma métrica potencial para a qualidade do ensino. Em uma pesquisa quantitativa, considerando os dados de 1408 cursos de graduação em Administração do Brasil, nos ciclos avaliativos de 2015 e 2018, foi ajustado um modelo estatístico com o objetivo de verificar como os recursos organizacionais afetam o ganho de aprendizagem dos estudantes. Os resultados mostraram que os recursos de capital físico e capital humano apresentaram efeito positivo sobre o ganho de aprendizagem.

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Bibliographies de l'auteur-e

Andressa Amaral de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Docente do Departamento de Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Antonio Carvalho Neto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Docente do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publié-e

2021-11-30

Comment citer

AZEVEDO, Andressa Amaral de; NETO, Antonio Carvalho. Antecedentes do ganho de aprendizagem na educação superior: evidências empíricas para os cursos de administração no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 795–815, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p795-815. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11273. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

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