Diversidades culturais, deficiências e inclusão

a potência curricular da educação infantil

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p333-354

Mots-clés :

Diversidades, deficiências, potência curricular

Résumé

O tema do artigo diz respeito aos saberes de fundo com os quais docentes da Educação Infantil de São Paulo têm respondido à Educação Inclusiva. O objetivo consiste em demonstrar que na intersecção entre diversidades culturais e deficiências revelou-se grande potência curricular nos modos exemplares de responder à presença de crianças migrantes estrangeiras com deficiência. Metodologicamente foram utilizadas cenas registradas em cadernos de campo, anotadas em pesquisas etnográficas de um amplo programa de pesquisa. As cenas foram analisadas com base na antropologia educacional de Roy P. McDermott e Hervé Varenne. Os resultados possibilitaram concluir que a docência com crianças pequenas expressa um currículo praticado com potencial para fortalecer a Inclusão em toda Educação Básica. 

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Marcos Cezar de Freitas, Universidade Federal de São Paulo

Professor do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp e do seu PPG Educação.Coordenador do Projeto EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública.Pesquisador CNPq.

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Publié-e

2021-12-22

Comment citer

FREITAS, Marcos Cezar de. Diversidades culturais, deficiências e inclusão: a potência curricular da educação infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 333–354, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p333-354. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12549. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

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