EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: POLÍTICAS E PRÁTICAS

Auteurs-es

  • Denise Maria de Carvalho Lopes UFRN
  • Elaine Luciana Silva Sobral SMEB/CM/RN

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p75

Mots-clés :

Educação Infantil, Currículo, Políticas educacionais.

Résumé

O presente texto pretende discutir os modos como os principais documentos das políticas curriculares nacionais têm abordado as especificidades curriculares para a educação infantil, o que propõem como experiências a serem propiciadas às crianças. Consideramos que os estudos no campo científico, juntamente às reivindicações dos movimentos sociais, vêm se constituindo, historicamente, como fundamento ou força propulsora para a construção do discurso legal e elaboração de documentos oficiais que perspectivam nortear as práticas. Com efeito, a trajetória de elaboração das políticas curriculares nacionais específicas para a educação de crianças pequenas deixa entrever estreitas articulações entre as iniciativas do Ministério da Educação e a participação de professores e pesquisadores atuantes na área. Mas, em que pese a relevância dessas elaborações para as discussões e definições de orientações para o trabalho nas instituições de Educação Infantil, nossas análises apontam (LOPES; SOBRAL, 2012) que as significações oficializadas como instrumentos/fundamentos para a construção de propostas e práticas pedagógicas de instituições e profissionais que atuam, concreta e cotidianamente com as crianças, carecem, ainda, de precisão e objetivação.

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Publié-e

2014-07-01

Comment citer

LOPES, Denise Maria de Carvalho; SOBRAL, Elaine Luciana Silva. EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: POLÍTICAS E PRÁTICAS. Debates em Educação, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 75, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2014v6n11p75. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1320. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

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