Écrire pour savoir être

l'auto-socioanalyse comme outil de formation d’enseignants

Auteurs-es

  • Maria Amália de Almeida Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Juliana Batista dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Priscila de Oliveira Coutinho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p134-151

Mots-clés :

Sociologie de l’éducation, Enseignement supérie, Formation d’enseignants, Réaliser leur rapport au savoir

Résumé

L'article porte sur des étudiantes universitaires qui ont réussi à franchir de nombreuses barrières qui entravent une trajectoire d'ascension sociale mais qui, en arrivant à l'Université, éprouvent un sentiment de non-appartenance, en plus d'éprouver des difficultés à s'approprier les codes exigés par le institution. Dans la discipline sociologie de l'éducation, nous travaillons avec l'auto-socioanalyse, consistant à rédiger un journal d'affiliation. Le journal est pris comme un objet heuristique capable de restituer la capacité narrative des jeunes élèves et de réaliser leur rapport au savoir. Cet outil s'est révélé être un outil puissant pour les jeunes, capable de les amener à réfléchir sur leur situation biographique et de les former comme enseignants.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola, do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares e do LapenSI - Laboratório de Experiências em Formação e Narrativas de Si. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Docência (Profissional) e Conhecimento e Inclusão social (Acadêmico), ambos na Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente ocupa o cargo de Sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre- FaE UFMG) para o biênio 2021-2023.

Juliana Batista dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio sanduíche na Universidade do Porto (2014). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Observatório da Juventude da UFMG (http://observatoriodajuventude.ufmg.br). Atua nas áreas da Sociologia da Educação e Sociologia da Juventude, com ênfase nos temas: processos de socialização e individuação contemporâneos, culturas juvenis, territórios urbanos, cibercultura. 

Priscila de Oliveira Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora adjunta de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também atua como pesquisadora do observatório família-escola (OSFE/UFMG) e do Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si (LAPENSI). Possui doutorado em sociologia (2015) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e estágio doutoral no Centre Max Weber, vinculado ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e à École Normale Supérieure de Lyon (ENS- Lyon). É mestre em Ciências Sociais (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bacharel em Direito pela mesma instituição.

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Publié-e

2022-08-31

Comment citer

CUNHA, Maria Amália de Almeida; REIS, Juliana Batista dos; COUTINHO, Priscila de Oliveira. Écrire pour savoir être: l’auto-socioanalyse comme outil de formation d’enseignants. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 134–151, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p134-151. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13724. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

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