Escrever para saber ser
a Auto-Socianálise como ferramenta para formação docente
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p134-151Palavras-chave:
Sociologia da educação, Ensino Superior, Formação de professores, Relação com o saberResumo
O artigo reflete sobre estudantes universitárias que conseguiram romper com inúmeras barreiras que dificultam uma trajetória de mobilidade social ascendente mas que, ao chegarem à Universidade, experimentam um sentimento de não pertencimento, além de viverem dificuldades para se apropriarem dos códigos exigidos pela instituição. Na disciplina sociologia da educação, ofertada para a formação inicial de professoras, trabalhamos com a auto-socioanálise, consistente na escrita de um diário de afiliação. O diário é tomado como objeto heurístico capaz de restaurar a capacidade narrativa de jovens estudantes e alcançar suas relações com o saber. Esta ferramenta revelou-se um instrumento poderoso para as jovens, capaz de levá-las à reflexão de sua situação biográfica e formá-las como professoras.
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