As TDICS e a formação docente

concepções e práticas de professores de língua portuguesa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15183

Mots-clés :

Tecnologia da Informação, Formação Docente, Prática Pedagógica

Résumé

O artigo analisa as concepções e práticas de professores de Língua Portuguesa do ensino médio com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Por meio de uma pesquisa de campo, foram entrevistados 12 docentes no que se refere à apropriação pedagógica das TDICs em atividades com leitura e produção textual. Os resultados apresentam concepções favoráveis quanto à inserção das TDICs em sala de aula, uma vez que os docentes percebem que os avanços tecnológicos, que envolvem os estudantes no seu contexto social, exigem novas posturas da escola. Quanto às práticas, é notável que ainda é necessário avançar, já que não ficou evidente a realização de atividades constantes e sistematizadas com a apropriação de TDICs nas aulas de Língua Portuguesa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Auricélia Pires de Vasconcelos Belarmino , Universidade de Pernambuco

 Mestra em Educação (UPE), com estudos voltados para as tecnologias digitais no ensino. Atua na área de Letras, promovendo formação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, na Gerência Regional de Educação do Sertão Médio São Francisco  - SEE/PE. Integra o corpo de pesquisadores do grupo ITESI/CNPq.

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS da UPE Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas. 

Références

ALMEIDA, Wendel Rodrigo de. Tecnologias Digitais e Trabalho Docente: relações e paradoxos. Dissertação de mestrado. Universidade de Uberaba. Uberaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.uniube.br/handle/123456789/1068

Apple Classrooms of Tomorrow –Today: Learning in the 21st Century. Background Information. April 2008. Disponível em: http://cbl.digitalpromise.org/wp-content/uploads/sites/7/2017/07/ACOT2_Background.pdf.

AZZARI, Eliane Fernandes; LOPES, Jezreel Gabriel. Interatividade e tecnologia. In: ROJO, Roxane (Org.). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013

BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev. e atual. Campinas: Papirus, 2013

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

CORRÊA, Juliane. Novas tecnologias da informação e comunicação novas estratégias de ensino/aprendizagem. In: COSCARELLI, Carla Viana (org). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

COSCARELLI, Carla. Alfabetização e Letramento Digital. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa (orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica Editora, 2014.

DOMINGOS, Ana Cláudia Munari. Hiperleitura e leituras: pensando a formação de hiperleitores. In: A. L. A. Raabe et al. Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. Recife: Pipa Comunicação, 2016 (Série professor criativo, IV).

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, Ângelo de Moura; DIAS, Reinildes. Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula. In: COSCARELLI, Carla Viana (org). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KLEIMAN, A. B. Processos identitários na formação profissional - O professor como agente de Letramento. In: CORRÊA, M.; BOCH, F. Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, SP. Mercado das Letras, 2006.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2008.

MORAES, Roque Moraes; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva: Processo Reconstrutivo De Múltiplas Faces. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

MORAIS, Suzanne Silva Rodrigues de. Tecnologias (Digitais) da Informação e Comunicação (Tic/Tdic) e o ensino de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Divinópolis – MG. Dissertação de Mestrado. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2018.

MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. Interações, vol. V, núm. 9, jan-jun, 2000, pp. 57-72. Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil. Acesso em 1 abr. 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35450905

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013

NETO, Alaim Souza; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Os usos pedagógicos das tecnologias digitais no currículo escolar: implicações na formação de professores. In: BUSARELLO, Raul Inácio et al (orgs.). Inovação em práticas e tecnologias para aprendizagem. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015.

PINHEIRO, Petrilson Alan. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio. Vol. 9, n. 3, p. 226-239, set/dez 2011. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2011.93.07.

PRETTO, Nelson De Luca. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. Salvador: EDUFBA, 2017.

RIBEIRO, Ana Elisa. Produção de textos e ambientes digitais colaborativos: relato de caso em curso de engenharia. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. Anais. Fortaleza: COBENGE, 2010. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/interna.php?ss=9&ctd=84. Acesso em 14 out. 2020.

RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela – letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa (orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica Editora, 2014.

RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever hoje: palavra, imagem e tecnologias na educação. São Paulo: Parábola, 2018.

RIBEIRO, Ana Elisa. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-19, e02011, 2020b. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/2196/1985.

ROJO, Roxane. Gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, Roxane (Org.). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 22, dezembro 2003. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3229.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

XAVIER, Antonio Carlos. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antonio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2023-09-27

Comment citer

BELARMINO , Auricélia Pires de Vasconcelos; KARLO-GOMES, Geam. As TDICS e a formação docente: concepções e práticas de professores de língua portuguesa. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15183, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15183. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15183. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.