Política de educação especial no estado do Paraná

caminhando na contramão da educação inclusiva

Auteurs-es

  • Ana Paula Araujo Fonseca Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16628

Mots-clés :

Educação Especial, Educação Inclusiva, Política Educacional, Paraná

Résumé

Este artigo trata da legislação do Estado do Paraná sobre Educação Especial, buscando fazer correlações históricas e políticas que auxiliam na compreensão da escolha desse Estado brasileiro em caminhar na contramão da Educação Inclusiva, que está prevista desde a Constituição Federal Brasileira (1988) e que é ratificada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2009) e Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015). O decreto 10.502/2020, suspenso pelo Supremo Tribunal Federal e posteriormente revogado no governo seguinte, tem muitas semelhanças com a opção adotada pelo Estado do Paraná, que vem fortalecendo a opção segregada e privada como política de educação especial para as pessoas com deficiência desde a aprovação da PNEEPEI.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

APAE. Saiba quantas Apaes existem no Paraná e quantos atendimentos são realizados anualmente no estado. Disponível em: https://apaecuritiba.org.br/quantas-apaes-existem-pr/. Acesso em: 08 de outubro de 2023

BAZANA. Em projeto inédito no Paraná, deputado Bazana conquista construção de escolas para educação especial. Disponível em: https://www.ppbazana.com.br/em-projeto-inedito-no-parana-deputado-bazana-conquista-construcao-de-escolas-para-educacao-especial/. Acesso em: 08 de outubro de 2023

BENITEZ, S. Distorções e Danos causados pela meritocracia na educação: a rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu e o Ideb. Dissertação (Mestrado em Sociedade Cultura e Fronteiras), 2016 – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Foz do Iguaçu, 2016

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 de outubro de 2023.

BRASIL. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 de outubro de 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 de outubro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União 2015; 7 jul.

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: DF, 2020a.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Inteiro Teor do Acórdão. Referendo na Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6.590 Distrito Federal. Brasília: DF, 2020b.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.

CLASER, E.A. Projeto de Educação Inclusiva (PR): Propostas para a educação na Diversidade. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), 2001 – Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, 2001.

FREITAS, L. C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 965-987, out. 2007 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

GALLERT, C. e PERTILE, E.B. Decreto nº 10.502/2020: a “nova” política de Educação Especial. Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-22, jan./dez. 2022

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA . Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

MACHADO, E.M.; VERNICK, M. G. L. P. Reflexões sobre a Política de Educação Especial Nacional e no Estado do Paraná. Revista Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n.2, p. 49-67, maio/ag. 2013.

MATOS, N. S. D e Barroco, S.M.S. A Política de Educação Especial no Paraná: marcos históricos de sua constituição. Ver. HISTEDBR On-line, Campinas, V. 17, n.4 (74), p. 1153- 1168, out/dez. 2017

ROSSETTO, E. e PIAIA, T.M. A escola de educação básica na modalidade de educação especial no estado do ParanáCrítica Educativa (Sorocaba/SP), Vol.1, n.2, p. 98-109, Jul./dez. 2015

SANTOS, N. G et al (2016). A Marca Filantrópica da Educação Especial no Estado do Paraná: uma Análise dos Indicadores Educacionais. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., v. 18, n.1, p. 29-35, 2017

SILVA, V. L. R. R. da; ORSO, P. J.; SILVA, D. R. da. A política de educação especial do estado do Paraná nas décadas de 1970 e 1980. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 251–265, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641940. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641940. Acesso em: 20 out. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 200

PARANÁ. Conselho Estadual de Educação. Deliberação n 02/2002. Curitiba, PR, 2003

PARANÁ. SEED. Diretrizes curriculares da educação especial para a construção de currículos inclusivos. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação - SEED, 2006

PARANÁ. SEED. Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional. Política Estadual de Educação na Perspectiva da Inclusão. Curitiba, 2009. Disponível em: https://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/File/toledo/ed_especial/legislacao/politica__estadual.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2023

PARANÁ. Lei Nº 17656 - 12 de agosto de 2013, que institui o Programa Estadual de Apoio Permanente às Entidades Mantenedoras de Escolas que ofertam Educação Básica na Modalidade Educação Especial denominado "TODOS IGUAIS PELA EDUCAÇÃO". Curitiba, 2013

PARANÁ. Parecer CEE/CEIF/CEMEP 07/14, Pedido de Análise e Parecer da Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2º anos), da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional, aprovada pelo Parecer CEE/CEB nº 108/10, de 11/02/10. Curitiba-PR, 2014.

PARANÁ. Escola Digital Professor. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/educacao_especial/escolas_modalidade/legislacao. Acesso em: 20 de outubro de 2023a

PARANÁ. Primeira Escola de Educação Especial financiada pelo Estado ultrapassa 60% de execução. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Primeira-Escola-de-Educacao-Especial-financiada-pelo-Estado-ultrapassa-60-de-execucao. Acesso em: 08 de outubro de 2023b

PASINI, Juliana Fátima Serraglio. Políticas de Avaliação em Larga Escala e as Plataformas Digitais: estratégias de controle e gerencialismo na educação, In NASCIMENTO, Pedro; BARROS, Ana Tereza Duarte Lima (org). Ciência Política: uma proposta educativa, volume 2. Campina Grande: EDUEPB, 2023, p. 179-202.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Jomtien, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em 20 de outubro de 2023

UNESCO & MEC-Espanha. Declaração de Salamanca e linha de ação. Brasília: CORDE, 1994.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-20

Comment citer

FONSECA, Ana Paula Araujo. Política de educação especial no estado do Paraná: caminhando na contramão da educação inclusiva. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16628, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16628. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16628. Acesso em: 17 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

Articles similaires

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.