Democratização e educação infantil: oferta e qualidade
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p138-157Palavras-chave:
Educação Infantil. Democratização. Oferta. Qualidade.Resumo
A concretização da Educação Infantil no contexto educacional foi pautada por meio de lutas e de tensões desencadeadas nas décadas de 1970 e 1980. O objetivo do presente texto é apresentar uma discussão sobre a oferta da Educação Infantil, a partir de um estudo de caso na rede pública municipal de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. A metodologia esteve ancorada na abordagem qualitativa e o método desenvolvido, o estudo de caso. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com cinco gestoras das instituições de Educação Infantil. Os resultados apresentados revelaram a problemática estrutural que a rede pública municipal de São Raimundo Nonato vivencia no processo de democratização e oferta da Educação Infantil, caracterizando a oferta de primeira etapa da Educação Básica como inadequada, uma vez que não apresenta uma realidade condizente com os pressupostos teóricos e jurídicos da educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).