A ELEIÇÃO DE DIRETORES NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS: UMA ANÁLISE SOBRE AS PROPOSTAS DA EQUIPE GESTORA
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n15p126Palavras-chave:
Eleição de diretores. Gestão escolar. Proposta da equipe gestora. Participação.Resumo
O presente trabalho objetiva analisar a proposta de ações de uma equipe gestora da rede estadual de uma escola pública localizada no município de Rio Largo no pleito eleitoral de 2013, tendo como objetivos específicos perceber a visão da equipe gestora sobre a gestão escolar e refletir acerca das ações planejadas pela equipe nos eixos educacional, pedagógico e relacional. A metodologia desenvolvida foi a abordagem qualitativa, tendo a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental como instrumentos para análise e reflexão. Os principais estudiosos que contribuíram para as reflexões foram: Abranches (2006); Paro (2001); Libâneo (2004); Spósito (2005); Scheneckenberg (2009), entre outros. Como resultados da pesquisa, apontam-se: a) a concepção de educação/gestão apresentada pela equipe gestora refere-se a acolher bem e construir um espaço prazeroso e dinâmico; b) no âmbito da teoria as candidatas pensam em fortalecer a gestão democrática por meio da participação da comunidade, dos pais e do conselho escolar; c) as candidatas apresentam como práticas de melhorias a parceria defendida pela política neoliberal, com ênfase na prática do voluntariado; d) é necessário refletir sobre a formação continuada para professores, profissionais da educação e conselheiros no âmbito da escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).