O estágio de docência na pós-graduação stricto sensu

a observação e uso das TDIC no percurso de vultosas aprendizagens

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17817

Mots-clés :

Estágio de docência, Teoria e prática, Normativas do estágio, Narrativas digitais, Práxis educativa

Résumé

Este artigo objetivou discutir a relevância do Estágio de Docência na formação do estudante de Pós-Graduação, no sentido de compreender as nuances acostadas entre a teoria e a prática educativa, observando a efetiva relação entre os saberes conceituais e procedimentais que configuram a ação docente. As discussões reverberaram em torno da seguinte questão: Qual a relação que permeia entre as normativas que regem o estágio no ensino superior e o nexo de aprender e ensinar na pós-graduação, a partir do lugar dos sujeitos aprendentes que usam as TDIC para observação e registro sobre o ensino?  A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa com abordagem interpretativa representada pela forma como os sujeitos compreendem e descrevem a observação dos espaços utilizados, apropriando-se das narrativas digitais por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), como instrumento para o registro. Por fim, apresenta as contribuições do estágio na docência, para construção do perfil do professor de ensino superior como profissional pesquisador e problematizador, que atua e compreende o lócus da sala de aula como importante espaço de formação dos sujeitos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência na educação superior. In: Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. XX p. – (Coleção Educação Superior em Debate ; v. 5). Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_da_educacao_superior/docencia_na_educacao_superior.pdf Acesso em: 25/05/2024.

BEHRENS Marilda Aparecida; JUNGES, Kelen dos Santos. Formação pedagógica na docência universitária: o que pensam professores pesquisadores portugueses. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 18, n. 56, p. 186-208, jan./mar. 2018.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32.

BRASIL. Lei n° 11.788, de 25 de setembro 2008. Disponivel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm . Acesso em: 08/06/2024.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Federal de Educação (CFE). Parecer n° 292 de 14 de novembro de 1962. Fixa a parte pedagógica dos currículos mínimos relativos aos cursos de licenciatura. Documenta, Brasília, n. 10, p. 95-100, dez. 1962.

FERENC, Alvanize Valente Fernandes; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E O APRENDER A ENSINAR. UFSCar.(PICDT/CAPES/ UFV)

LIMA, José Ossian Gadelha de. LEITE, Luciana Rodrigues Leite. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 100, n. 256, p. 753-767, set./dez. 2019.

LIMA, Willams Rodrigues dos Santos; VIANA, Maria Aparecida Pereira. ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO. Revista Debates em Educação. Maceió. Vol. 15. Nº 1, ano 2023.

MOREIRA, Maria Alfredo; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Qualidade da/na educação: narrativas de professores sobre o trabalho docente.in: NAJJAR, Jorge; MOCARZEL, Marcelo (orgs). Rev. Em Aberto. INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. V. 1 n. 1, Brasília,1981.

PACHANE, Graziela Giusti. Teoria e Prática na Formação Pedagógica do Professor Universitário: elementos para discussão. Centro Universitário do Triângulo - UNITRI, Uberlândia, MG, Brasil.

PACHANE, Graziela Giusti. Programa de Estágio e Capacitação Docente: a experiência de formação de professores universitários na UNICAMP in: Formação Docente para o Ensino Superior. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - 2005 - UNESP.

PIMENTA, S. G.; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.

PIMENTA, S. G.; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017. Disponível em: https://inbio.ufms.br/files/2022/03/texto-2- referencia-2-disciplinas-estagio.pdf Acesso em: 29/05/2024.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; CAVALLET , Valdo José. Docência no ensino superior: construindo caminhos. Saberes, v. 2, n. 2, p. 2-11, 2001. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001210118 Acesso em: 30 de maio de 2024.

PIMENTA, Selma Garrido; FUSARI, José Cerchi; ALMEIDA, Maria. Isabel. de; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Construção da didática: análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação, local, v. 18, n. 52, p. 123-241, jan./mar. 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

UFAL. Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufal. Maceió, 2020. Disponível em: https://cedu.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/documentos/estagio-docente-1/resolucao-estagio-docente.pdf/view Acesso em: 15/05/2023

UFAL. Resolução nº 1, de 02 de setembro de 2020: Dispõe sobre o Estágio Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufal. Maceió, 2020. Disponível em: https://cedu.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/documentos/estagio-docente-1/resolucao-estagio-docente.pdf/view Acesso em: 16/04/2024.

UFRGS. Resolução Nº 02/2009. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cepe/wp-content/uploads/2021/12/grad_outros_02_2009.pdf Acesso em:10/01/2024

Téléchargements

Publié-e

2024-10-04

Comment citer

SILVA, Cícera Gomes da; VIANA, Maria Aparecida Pereira. O estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: a observação e uso das TDIC no percurso de vultosas aprendizagens. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17817, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17817. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17817. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.