Professoras alfabetizadoras carregando leitura e escrita na peneira, no contexto da pandemia e pós-pandemia de Covid-19

reflexões entre as águas do Marajó e do Pantanal

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17961

Mots-clés :

Alfabetização, Pandemia covid-19, Pós-pandemia.

Résumé

O artigo reflete sobre as vivências e experiências de professoras alfabetizadoras no contexto da pandemia e pós-pandemia de dois estados do Brasil que compõem a pesquisa nacional da rede de pesquisa em alfabetização – AlfaRede: Pará e Mato Grosso do Sul, a partir da análise de uma live. Tomou-se como procedimentos: (i) transcrição da live na íntegra; (ii) leitura flutuante; (iii) categorização em núcleos de compreensão a partir das recorrências e singularidades presentes nos relatos de cada professora que foi transcrita na íntegra e categorizada em núcleos de compreensão, apontando recorrências e singularidades presentes nos relatos de cada uma delas. Da análise empreendida, foi possível identificar elementos importantes tais como: (i) a necessidade de se reinventar, inovar, ressignificar cada ação, planejamento, intencionalidade diante dos desafios. (ii) o respeito ao desenvolvimento integral da criança, sendo explícita a clareza das professoras quanto à importância da ludicidade e à concepção de aprendizagem e de alfabetização. (iii) A literatura infantil como eixo articulador nas ações relativas à apropriação da leitura e da escrita que também se destacou tanto no período da pandemia quanto no retorno das aulas de forma presencial.  O trabalho autoral, colaborativo e coletivo permitiu um movimento dialógico e reflexivo, de cuidado com o processo de ensino e aprendizagem e com as pessoas envolvidas no percurso formativo. Reafirma-se, portanto, cada vez mais, a necessidade de potencializar o diálogo entre os(as) docentes da universidade e da escola, das secretarias estaduais e municipais de educação na garantia ao direito humano à leitura, à escrita e à literatura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/CPAN). Líder do Grupo de estudos e pesquisa sobre formação e práticas docentes (Forprat). Coordendora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Pedagogia e Educação Social.

Références

ALFAREDE – Rede de Pesquisa em alfabetização, 2024. Disponível em: https://www.alfarede.net.br/. Acesso em 8 jul. 2024.

ALFABETIZAÇÃO em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia covid-19 - relatório técnico (parcial). Revista Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 185-201, 3 dez. 2020. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/465. Acesso em 8 jul. 2024.

BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (org.) Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2022.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; PORTO, Gilceane Caetano. Dossiê Alfabetização e docência em tempos de pandemia. Cadernos de Educação, n. 66, 14 dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23985. Acesso em 8 jul. 2024.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes et al. (org.). Retratos da alfabetização no pós-pandemia: resultados de uma pesquisa em rede. Curitiba: CRV, 2024.

PROFESSORAS alfabetizadoras carregando leitura e escrita na peneira no contexto da pandemia: relatos entre as águas do Marajó e do Pantanal. 2022. 1 vídeo (84 min). Publicado pelo canal You Tube, LASEA - Elizabeth Orofino, Live, 18 de novembro 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hzudkdOTRMY. Acesso em 8 jul. 2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-10

Comment citer

LUCIO, Elizabeth Orofino; SOUZA, Regina Aparecida Marques de; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento. Professoras alfabetizadoras carregando leitura e escrita na peneira, no contexto da pandemia e pós-pandemia de Covid-19: reflexões entre as águas do Marajó e do Pantanal. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17961, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17961. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17961. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.