Entre o “dito” e o “não-dito”
uma análise crítica da BNCC e do RCA para a educação infantil na rede de educação do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp26-43Palavras-chave:
Educação Infantil, BNCC, RCA, Discursos “ditos” e “não-ditos”Resumo
O texto faz uma reflexão acerca da Base Nacional Comum Curricular-BNCC e do Referencial Curricular Amazonense-RCA para a Educação Infantil, transitando entre o “dito” e o “não-dito”, o que contribuiu para desvelar e revelar algumas maquinações que estão presente no conteúdo dos documentos, mas que de forma sutil, são mascaradas por um texto romântico e homogeneizador. Nas “escavações” que fomos fazendo ao longo das leituras, do acompanhamento do percurso de elaboração do RCA e das etapas de implementação da BNCC na rede de Educação do Amazonas, estabelecemos um processo de análise crítica, que nos permitiu evidenciar discursos e estratégias que acabam por normatizar as práticas docentes e, de certa forma, padronizar as ações destinadas às crianças nos espaços de Educação Infantil.
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