Mantendo papéis sociais e formando cidadãos: a Escola Normal Secundária Mãe de Deus de Londrina/PR, na década de 1950

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p106-123

Mots-clés :

Escola normal. Planos de unidade. Programas de disciplinas.

Résumé

O objetivo deste artigo é o de contribuir para os estudos que elegem a Escola Normal como lócus essencial na formação da professora primária e na propagação de uma determinada cultura escolar, entendida aqui no sentido de Juliá (2001), como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos. A Escola Normal Secundária Mãe de Deus, inaugurada em Londrina/PR na década de 1950, trouxe para a jovem cidade formação focada no preparo de professores para o ensino primário, em um contexto no qual o desenvolvimento do país e a busca por qualificação mais rápida se fazia necessária. As principais fontes utilizadas aqui foram os programas de disciplinas e os planos de unidade de normalistas, visando perceber como a formação docente e a manutenção dos papeis sociais marcaram as escolas normais brasileiras. 

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Aline Vanessa Locastre, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Doutora em História, com ênfase em Cultura e Poder pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina, bem como Especialista em História Social e Ensino de Historia pela mesma instituição.Pesquisa as relações entre Brasil e Estados Unidos por meio da Política da Boa Vizinhança estadunidense na região latino-americana na década de 1940.

Bernadete de Lourdes Streisky Strang, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutorado em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É Professora Titular I da Universidade Norte do Paraná, Modalidade Educação à Distância e Professora do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias - UNOPAR. Coordena o Projeto "Estudos preliminares sobre a memória e história das primeiras escolas de Educação Básica de municípios brasileiros”, coordena o Grupo de Pesquisa "Memória e História". Também participa do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação da Universidade Federal do Paraná, coordenado pelo Dr. Carlos Eduardo Vieira. É Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNOPAR desde 2012.

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Publié-e

2018-08-31

Comment citer

LOCASTRE, Aline Vanessa; STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Mantendo papéis sociais e formando cidadãos: a Escola Normal Secundária Mãe de Deus de Londrina/PR, na década de 1950. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 106–123, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p106-123. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4184. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

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