Ensino de Ciências e de Biologia sob a perspectiva histórico-crítica na literatura científica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p225-241

Mots-clés :

Ensino de Ciências, Levantamento Bibliográfico, Pedagogia Histórico-crítica.

Résumé

Este trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico das produções teóricas já realizadas na literatura (anais de eventos, revistas da área, livros e artigos divulgados no meio digital), com o objetivo de se entender como se dá a apropriação teórica e metodológica da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) no ensino de Ciências e no Ensino de Biologia. Cientes de que a PHC tem como pilar os pressupostos teóricos e filosóficos do Materialismo Histórico-dialético, foi possível observar que há falta de rigorosidade metodológica e comprometimento teórico entre os trabalhos do ensino de ciências. Na mesma linha, a escassez de trabalhos que relacionam o ensino de Biologia às pedagogias críticas apontam que as contribuições da PHC no ensino de Biologia são, ainda, embrionárias. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Raquel Sanzovo Pires de Campos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Bióloga, Pedagoga, mestre e doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. É professora de Ciências e Biologia da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e substituta do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, UNESP Botucatu.

Références

BACZINSKI, A. V. M. A Pedagogia Histórico-Crítica e o currículo básico para a escola pública do paraná – 1990. ORSO, P. J.; PEIXOTO, E. M. M.; PEREIRA, M. F. R. (entr.) Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 216-226, dez. 2013.

BORGES, E. R.; PINHEIRO, B.C.S.; MORADILLO, E. A.; A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Estequiometria no Ensino Médio: a incorporação de conceitos científicos numa perspectiva contextual. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências., 2015, sem paginação.

BUFFON, A.D. et al. Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino de Física: uma Proposta de Sequência Didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências., 2015, sem paginação.

CAETANO, R. J.; BELLINI, M. Que currículo é este? As diretrizes curriculares da rede pública de educação básica do estado do Paraná no ensino de ciências: o que há de novo? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VI ENPEC, 2007, Florianópolis, SC. Atas... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2007.

CAMPOS, L. M. L. et al. Mapeando aproximações entre Pedagogias Críticas e Ensino de Ciências Biológicas. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC. Atas... Águas de Lindoia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013.

CAMPOS, R. S. P. A Pedagogia Histórico-Crítica e prática docente de ensino de Biologia. 2017. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2017.

CHRISTÓFALO, A. A. C.; GIARDINETTO, J.R.B. A prática de Ensino de Ciências e a PHC: Um esboço de Ensino em Nível Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, V ENPEC., 2005, Bauru - SP. Atas... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2005.

CUNHA, M. B. M; SILVA, J. L. P. B; MORADILLO, E. F. Pedagogia Histórico-Crítica e sistema de complexos temáticos: buscando convergências no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX ENPEC, 2013, Águas de Lindoia, SP. Atas... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2013, sem paginação.

CUNHA, B. M.; SILVA, J. L. P. B.; A formação crítico-pedagógica de professores e professoras. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2015, sem paginação.

FACCI, M. G. D. A crítica às pedagogias do “aprender a aprender”: a naturalização do desenvolvimento humano e a influência do construtivismo na educação. In: Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. MARSIGLIA, A. C. G (Org). Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Modelos Educacionais em 30 pesquisas sobre Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências nos anos iniciais da escolarização. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 641-662, 2012. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/175/119. Acesso em: out 2019.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, Sp: Autores Associados, 2009.

GENOVEZ, C. L. C. R. A; VALE, J. M. F. A Pedagogia Histórico-Crítica nas aulas de biologia com enfoque na poluição das águas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, V ENPEC., 2005, Bauru - SP. Atas... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2005.

GERALDO, A. C. H. Didática de Ciências Naturais: na perspectiva Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino em Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade: o caso do ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000.

LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LIMA, C.; PINHEIRO, B.C.S.; MORADILLO, E. F A apropriação dos conceitos Ácidos e Bases e a Pedagogia Histórico-Crítica: uma interlocução em sala de aula. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - X ENPEC) 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências., 2015.

LIMA, J. M. M.; et al. Aproximação entre a teoria histórico-crítica e a aprendizagem significativa: uma prática pedagógica para o ensino de biologia. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review. v.2, p. 54-64, 2012. Disponível em:http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID31/v2_n2_a2012.pdf . Acesso em: out 2019.

MACHADO, A.; NICOLE, C. R.; POLINARSKI, C. A. O ensino de ciências e suas contribuições para o desenvolvimento humano e a formação do conceito: abordagem histórico –cultural para uma prática na Pedagogia Histórico-Crítica” In: PAGNONCELLI, C. MALACHEN, J. MATOS, N. S. D. O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2016.

MARSIGLIA, A. C. G. O ensino de ciências na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, V ENPEC., 2005, Bauru - SP. Atas... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2005.

MARTINIANO, E.; ROCHA, Z. F. D. C. Disponibilização de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem: o uso do Moodle na disciplina de Biologia. Polyphonía, v. 26/2, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38324. Acesso em: out 2019.

MARX. K. Para uma crítica da economia política. Primeira edição de 1859. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000054.pdf. Acesso em: jan 2016.

MARX. K. Manuscritos Econômico-Filosóficos: Primeiro Manuscrito - Trabalho Alienado. do original: “Ökonomisch-philosophische Manuskripte aus dem Jahre 1844”, que reúne textos escritos por Karl Marx em 1844. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/1844/manuscritos/cap01.htm . Acesso em: ago 2017.

MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. O pensamento de Dermeval Saviani e a educação em museus de ciências. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 2, p. 491-506, abr./jun. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n2/1517-9702-ep-42-2-0491.pdf . Acesso em: out 2019.

MOURA, C.N.; COMARU, M. W. Pedagogia Histórico-Crítica e Arte sequencial: Metodologias alternativas no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2015, sem paginação.

OLIVEIRA, M. C. R.; SALAZAR, D. M. Experimentação didática no ensino de química numa perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX ENPEC, 2013, Águas de Lindoia, SP. Atas... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2013, sem paginação.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de educação básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Biologia. 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_bio.pdf. Acesso em: maio, 2017.

PAGNONCELLI, C.; MALACHEN, J.; MATOS, N. S. D. O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2016.

PENELUC, M. C.; PINHEIRO, B.C.S.; MORADILLO, E.; Educação ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2015, sem paginação.

PENHA, A.F.; SILVA, J. L. P. B. Desenvolvimento conceitual de licenciandos em química: a regra do octeto em discussão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2015, sem paginação.

PEREIRA, L. M.; CAMPOS, L. M. L. Pedagogia Histórico-Crítica e o papel do ensino de Biologia na formação da concepção de mundo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, VII, 2016, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Universidade Federal do Pará, 2016. Disponível em: http://soac.tempsite.ws/ocs/index.php/VIIEBEM/ VII_EBEM/paper/view/131 . Acesso em: out 2019.

PINHEIRO, B. C. S. Pedagogia Histórico-Crítica: na formação de professores de Ciências. 1 ed. Curitiba: Appis, 2016.

ROSSASI, L. B.; POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de Biologia: uma perspectiva a partir da pratica docente. Porto Alegre: Lume UFRGS, 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf. Acesso em: maio 2017.

SANTOS, C. S. Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas-SP: Armazém do ipê, 2005.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas – SP: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10 ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Marxismo, Educação e Pedagogia. In: SAVIANI, D. DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012

SAVIANI, D. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. Campinas – SP: 2013. Primeira edição de 1980.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas – SP: Autores Associados, 43. ed. 2018.

SILVA, H. R. As contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino das ciências naturais: teoria da evolução x doutrina criacionista. SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR” (1986-2016), X, Campinas, SP, 2016. Anais... Campinas, SP: HISTEDBR, 2016.

TEIXEIRA, P. M. M. Educação Científica e Movimento C.T.S. no quadro das tendências pedagógicas no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 88-102, 2003a.

TEIXEIRA, P. M. M. A Educação científica sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e do movimento C.T.S. no Ensino de Ciências. Ciência e Educação. v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003b.

TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil [1972-2004]: Um Estudo Baseado em Dissertações e Teses. Faculdade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Tese de Doutorado. 2008.

TEIXEIRA, P. M. M.; VALE, J. M. F. Ensino de Biologia e cidadania: problemas que envolvem a prática pedagógica de educadores. In: NARDI, R. Educação em ciências: da pesquisa à prática docente. São Paulo Escrituras Editora, 2010.

ZILLI, B. et al. Apropriação teórica e metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação em Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP.

Téléchargements

Publié-e

2020-04-06

Comment citer

CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. Ensino de Ciências e de Biologia sob a perspectiva histórico-crítica na literatura científica. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 225–241, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p225-241. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7284. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”

Articles similaires

<< < 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.