“Ela gosta mais dos carros do que das bonecas”: identidades de gênero no contexto escolar
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p138-157Mots-clés :
Identidades de Gênero, Professoras, Crianças, Observação participanteRésumé
Este estudo objetiva compreender como as identidades de gênero se evidenciam nas situações de brincadeira e interação das crianças dentro do contexto escolar. A metodologia da pesquisa é qualitativa e se alinha à princípios da etnografia com base em observações participantes em um contexto de anos iniciais do ensino fundamental, junto à registros em diário de campo. Observou-se que as professoras necessitam de espaço para reflexão e discussão sobre gênero, percebeu-se ainda que as crianças em suas brincadeiras, em alguns momentos, reproduzem o que foi aprendido socialmente, e em outros, transgridem, protagonizando maneiras diferentes de ser menino ou menina, (re)inventando identidades de gênero.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).