Situação juvenil no contexto da educação em tempos de pandemia

Autori

  • Tarcisio Augusto Alves da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO http://orcid.org/0000-0003-2956-3512
  • Lucas Péricles de França Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Bárbara Santos Sarinho Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p401-422

Parole chiave:

Juventude, Pandemia, Educação

Abstract

O ato de estudar durante a pandemia mostrou maiores e menores contrastes, a depender da classe social, do gênero, da cor e da localidade onde o jovem reside. Neste trabalho, procuramos apresentar os resultados de uma investigação com estudantes de Ensino médio. Do ponto de vista metodológico, aplicamos um questionário misto, on-line, a uma amostra não probabilística de 394 jovens, além da realização de 09 entrevistas semiestruturadas. Os resultados traduzem a realidade do ensino remoto e os desafios, e estratégias estabelecidas para estudar durante a pandemia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Lucas Péricles de França Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Estudante do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Programa de Iniciação Científica(Pibic)/UFRPE

Bárbara Santos Sarinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Estudante do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC)/UFRPE

Riferimenti bibliografici

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRAGA, Daniel Santos; PEREIRA, Isabella Adriane Martins. Tudo como dantes? Reflexos da pandemia de Covid-19 sobre graduandos da Educação a Distância. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 1, p. 1-25, 2021.

BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Denúncias registradas pelo Ligue 180 aumentam nos quatro primeiros meses de 2020”. Disponível em: https://bit.ly/3wVgugn Acesso em:16 mar 2021.

CARMO, Renato Miguel do; TAVARES, Inês; CÂNDIDO, Ana Filipa. Um olhar sociológico sobre a crise Covid-19 em livro. 2020.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3kDliod Acesso em: 01 ago 2020.

CONJUVE - Conselho Nacional de Juventude –. Pesquisa Juventude e a Pandemia do Coronavírus. Junho/2020 Disponível em: https://www.juventudeseapandemia.com/. Acesso em: 19 jul 2020.

DATAFOLHA Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias. Terceira onda, São Paulo: 7 a 15 de julho de 2020. Disponível em: https://bit.ly/36OQmZU Acesso em 25 set. 2020.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Sintepe contabiliza 480 casos de Covid-19 em 122 escolas visitadas. Notícia local. Educação, 26 de março de 2021. Disponível em:https://bit.ly/35v2nDl Acesso em 17 de junho de 2021.

FERREIRA, Silvio C.; COTA, Wesley; COSTA, Guilherme S. Modelagem matemática da disseminação geográfica da COVID-19. Predição, estratégias de mitigação, supressão e distribuição de recursos. Disponível em: https://covidbr.github.io/ Acesso em 17 de junho de 2021.

GALINDO, Eryka et al. Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil. 2021.

GONZALEZ, S; GARDINER, D; BAUSCH, J; DANISH, M; MOITRA, E & YAN, L. Youth and COVID-19: impacts on jobs, education, rights and mental well-being: survey report 2020, ILO, Geneva, Disponível em: https://bit.ly/3xVotLP Acesso em 25 set 2020.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; COSTA, José Wilson da; SANTOS, Ademir José dos. A exclusão digital: O reflexo da desigualdade social no Brasil. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 2, p. 68-85, 2013.

GROPPO, Luís Antonio. Introdução à Sociologia da Juventude. Jundiaí: Paco editorial, 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: educação. Rio de Janeiro, 2020.

LUZ, L. C.X..; FEFFERMANN, M.; ABRAMOVAY, M.; WEISHEIMER, N.; FERREIRA, M.; VERÔNICA CAVALCANTE, F.; DA SILVA, A. P.; CRISTINA LOPES, I. Os jovens brasileiros em tempos de covid-19. Princípios, v. 40, n. 160, p. 177 - 207, 16 jan. 2021. Disponível em:https://cutt.ly/cU5QACu Acessado em 14 fevereiro de 2021.

MADEIRA, L. M. ; FURTADO, Bernando A. ; DILL, A. R. . Vida: A Simulation Model of Domestic Violence in Times of Social Distancing. Jasss-the journal of artificial societies and social simulation, v. 24, p. 1-15, 2021.

MALINOWSKI, Bronislaw. “Objeto, método e alcance desta pesquisa”. In: GUIMARÃES, Alba Zaluar. Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alves Editora S.A, 1975.

MINAYO, MCS. A condição juvenil no século XXI. In: MINAYO, MCS., ASSIS, SG., and NJAINE, K., orgs. Amor e violência: um paradoxo das relações de namoro e do ‘ficar’ entre jovens brasileiros [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2011, pp. 17-43

PATTO, Maria Helena Souza. O ensino a distância e a falência da educação. Educação e pesquisa, v. 39, p. 303-318, 2013.

SIMMEL, Georg. Questões Fundamentais da Sociologia: indivíduo e sociedade. Trad. Pedro Caldas, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed, 2006.

SILVA, Tarcísio A. A. da. A aspiração antissociológica do combate ao covid-19: o isolamento social. Folha de Pernambuco. Recife, Opinião, 22 de maio de 2020a.

SILVA, Tarcísio A. A. da. Juventudes, educação e pandemia. Diário de Pernambuco. Recife, 27 de agosto de 2020. Opinião. Disponível em: https://bit.ly/3iC1XRu Acesso em 26 set. 2020b.

TONIOL, Rodrigo. Boletim n. 1 - Cientistas Sociais e o coronavírus. 22 de março de 2020. Disponível em: https://bit.ly/3rrNPOT Acesso em 19 de janeiro de 2021.

WEISHEIMER, Nilson. As juventudes e seus diferentes sujeitos: trajetórias de estudos e categorias teórico-operacionais. In: SILVA, Tarcísio A. A da. (Org.). As juventudes e seus diferentes sujeitos. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2017.

Pubblicato

2022-12-23

Come citare

SILVA, Tarcisio Augusto Alves da; PEREIRA, Lucas Péricles de França; SARINHO, Bárbara Santos. Situação juvenil no contexto da educação em tempos de pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 401–422, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p401-422. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13374. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.