Narrativas de si e os sentidos da formação em pedagogia nos agradecimentos de trabalhos acadêmicos

Autori

  • Angelica Silvana Pereira Universidade Federal de Santa Catrina (UFSC)
  • Mariana Lins de Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Jeane Félix da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p76-92

Parole chiave:

Narrativas de si., Relação com os saberes., Vida universitária.

Abstract

No âmbito deste artigo nos interessa discutir acerca dos sentidos atribuídos à vida universitária e à formação em Pedagogia nas narrativas que constituem os textos de gratidão de 189 Trabalhos de Conclusão, durante os anos de 2015 e 2018. Os Agradecimentos configuram-se como uma prática cultural que se processa pela escrita, e como tal, são locus privilegiado de narrativas de si. As análises tecidas a partir da teoria cultural, apontam que os Agradecimentos revelam um exercício de escrita de si e uma estratégia que permite aos/às estudantes refletirem sobre os modos como vão se constituindo ao longo dos seus processos formativos, indicando desafios, saberes e afetos experienciados na universidade.

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Biografie autore

Angelica Silvana Pereira, Universidade Federal de Santa Catrina (UFSC)

Mestra e doutora em Educação. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação, Centro de Ciências de Educação da UFSC.

Mariana Lins de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mariana Lins de Oliveira, pedagoga, mestre e doutora em educação pela Universidade Federal de Pernambuco, professora adjunta do Departamento de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba. 

Jeane Félix da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação (2012), com estágio de pós-doutorado (2013-2015), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestra em Educação (2005) e Pedagoga (2002) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta vinculada ao Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Cedu/UFAL) e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB.
Vice-líder dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (GPEJUV/UFAL); Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES/UFPB) e Grupo de Estudos Gênero, Educação Diversidade e Inclusão (GEDI/UFPB)

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Pubblicato

2022-08-31

Come citare

PEREIRA, Angelica Silvana; LINS DE OLIVEIRA, Mariana; FÉLIX DA SILVA, Jeane. Narrativas de si e os sentidos da formação em pedagogia nos agradecimentos de trabalhos acadêmicos. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 76–92, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p76-92. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13757. Acesso em: 25 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

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