A percepção de professores acerca da relação de pais/mães adolescentes com o Centro de Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p115-137

Palavras-chave:

Centro de Educação Infantil, Pais/mães adolescentes, Professores de educação infantil

Resumo

O presente artigo tem o propósito de compreender a percepção dos professores referente à relação entre pais e/ou mães adolescentes e Centro de Educação Infantil (CEIM) do Município de Lages/SC. Para tanto, a fundamentação teórica se deu com base em Morin e Freire. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo, em sua composição, entrevistas semiestruturadas, como método de estudo de caso, a partir da escolha de seis professoras. Constatou-se que, para a percepção das professoras, o relacionamento entre pais/mães adolescentes e CEIM se define por uma visão de assistencialismo com a preocupação somente do cuidado da criança, sem que esses pais/mães demonstrassem interesse pelo processo de desenvolvimento integral de seus filhos. Há, conforme se revela na pesquisa, necessidade de as famílias em valorizarem as produções, o desenvolvimento educacional e o empenho de seus filhos/as. Tanto existe certo grau de acolhimento e orientação aos pais, mães ou responsáveis, quanto à anseios e necessidades de transformações para uma educação integral dos indivíduos, que tenha a escola como centro de irradiação, mas que a extrapole a partir das múltiplas relações comunitárias possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Bacharel em Informática pela Universidade do Planalto Catarinense (2002). Licenciada em Ciências de 1o Grau pela Universidade do Planalto Catarinense (1999). Professora na Universidade do Planalto Catarinense no Programa Mestrado Acadêmico em Educação, no curso de Pedagogia, Sistemas de Informação e Engenharias. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe. Coordenadora Institucional do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e do Programa de Residência Pedagógica, ambos com acordo de cooperação técnica com a CAPES e UNIPLAC - edição 2018. Autora do Projeto de Pós Graduação Lato Sensu em Inovação em Educação em cooperação com UNIEDU e UNIPLAC. Avaliadora de credenciamento de IES no Basis do MEC/INEP. Membro do Projeto Associado em Rede em Sistemas Produtivos - PPGSP, (UNIPLAC / UNESC / UNIVILLE / UnC) submetido à avaliação da CAPES. Tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: Tecnologias educacionais, inclusivas e de aprendizagem; Pensamento computacional e currículo; Sistemas de avaliação; Paradigmas emergentes na Educação; Cidades inteligentes sustentáveis.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

FUCKS, Lucimara Medeiros; SILVA, Madalena Pereira da. A percepção de professores acerca da relação de pais/mães adolescentes com o Centro de Educação Infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 115–137, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p115-137. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10085. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.