Carta para Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p385-391Parole chiave:
silêncio, arte, culturaAbstract
Nesta carta, estabelecemos um diálogo teórico com o educador popular brasileiro Paulo Freire, relacionando os nossos estudos acerca do silêncio na arte com o silênciamento cultural no Brasil, e experimentando a cartografia epistolar como epistemologia e metodologia de Pesquisa Performativa.Downloads
Riferimenti bibliografici
FREIRE, Paulo. A sociedade brasileira em transição e Sociedade Fechada e Inexperiência democrática. In: Educação como prática da liberdade. Paz e Terra. Rio de Janeiro: 1999.
___________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. Rio de Janeiro: 2002.
___________. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Paz e Terra. Rio de Janeiro: 1978.
__________. Cartas a Cristina: Reflexiones sobre mi vida Y mi trabajo. Paz e terra. Rio de Janeiro: 2008.
_________. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Olhos d’água. São Paulo: 1997.
SONTAG, Susan. A estética do silêncio. In: A vontade radical. Schwarcz. São Paulo: 1987.
KONDER, Leandro. Para ler cartas. In: As artes da palavra: elementos para uma poética marxista. Bitempo Editorial. São Paulo: 2005.
GOETHE, SHILLER. Correspondências. Org. Cavalcante C. Hedra. São paulo: 2010.
GODARD. Jean-Luc. Je Vous Salue, Saravejo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ItEHvYi8KZI. Acessado em 20 de Março de 2016.
BORDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. Apresentação e O ar do tempo. In: O amor pela arte. EDUSP. São paulo: 2003.
HILST, Hilda. Roteiro do Silêncio. Editora Anhambi S.A. São Paulo: 1959.
LUFT, Lya. O Silêncio dos amantes. Ed. Record. Rio de Janeiro: 2008.
LISPECTOR, Clarice. Silêncio. Disponível em http://claricelispector.blogspot.com/2007/12/silncio.html, acessado em 04 de fevereiro de 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).