O educador jesuíta e suas ações pedagógicas no Rio Grande do Sul

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p172-187

Parole chiave:

História da Educação, Jesuítas, Formação Docente.

Abstract

O professor jesuíta e o trabalho junto às colônias teutos e ao Ginásio Conceição de São Leopoldo/RS, no final do século XIX e início do século XX, é o foco desta investigação. De cunho qualitativo, esta pesquisa está fundamentada no conceito thompsoniano de Hermenêutica de Profundidade. Investigou-se a origem da Ordem, a partir de experiências vivenciadas nos colégios dos jesuítas. Analisou-se o processo de formação e atuação dos professores jesuítas e o trabalho desenvolvido junto às colônias teutos no que se refere à formação de professores e à avaliação. Constatou-se que os jesuítas contribuíram na formação da juventude teuto organizando um currículo comum a todas as escolas e através de seus ginásios devido aos resultados alcançados por seus alunos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Sílvio Luiz Britto, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática - Pesquisador em História da Matemática e Cultura

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

Professor pesquisador do PPGECIM da Ulbra.

Riferimenti bibliografici

BOHNEN, A; ULLMANN, R. A. A Atividade dos Jesuítas de São Leopoldo. São Leopoldo: UNISINOS, 1989.

BRITTO, Silvio Luiz Martins. O ensino da aritmética nas escolas paroquiais católicas e no ginásio Nª Sª da Conceição de São Leopoldo nos séculos XIX e XX sob a óptica dos jesuítas. Tese de Doutorado, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, 2016.

FRANCA, Leonel. O Método pedagógico dos jesuítas – A Ratio Studiorum. Introdução e Tradução. Rio de Janeiro: AGIR, 1952.

KREUTZ. L. O professor paroquial: magistério e imigração alemã. Porto Alegre: Ed. da UFRGS; Caxias do Sul: EDUCS, 1991.

LEITE, L.O. Jesuítas cientistas no sul do Brasil. São Leopoldo: UNISINOS, 2005.

LEITE, L.O. Os Jesuítas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, setembro de 2014. Entrevista concedida a Silvio Luiz Martins Britto.

MONROE, P. História da educação. 15. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1978.

NETO, A.S.; MACIEL, L.S.B.; LAPOLLI, E.M. O professor e as propostas educacionais do Ratio Studiorum. Articulos Arbitrados; año 16, nº55, sptiembre-diciembre de 2012, 273-281. Univerdidad de Los Andes – Merida - Venezuela.

RABUSKE, A. S. J. A Estrela do Conceição Leopoldense de 1869 a 1879. São Leopoldo: UNISINOS, 1988.

RAMBO, Arthur Blásio. A Escola comunitária teuto-brasileira católica. São Leopoldo: UNISINOS, 1994.

RAMBO, B.; RABUSKE, A. Memórias Autobiográficas Teodoro Amstad. São Leopoldo: UNISINOS, 1981.

RELATÓRIOS DO GYMNASIO Nª. Sª DA CONCEIÇÃO. Porto Alegre: Typographia do Centro, 1904-1912.

RODRIGUÊS, L. F. Os Jesuítas e as Ciências. São Leopoldo, dezembro. 2014. Entrevista concedida a Silvio Luiz Martins Britto.

ROMEIRAS, F.M. Ciências, Prestígio e Devoção. Cascais, Portugal: LUCERNA, 2015.

ROSA, H.S.J. Os Jesuítas de sua origem aos nossos dias. Rio de Janeiro: Vozes, 1954.

SCHMITZ, I. A Ordem dos Jesuítas. São Leopoldo, 20 out. 2012. Entrevista concedida a Silvio Luiz Martins Britto.

SCHNEIDER, R.P. A Instrução Pública no Rio Grande do Sul, 1770-1889. Porto Alegre: Editora UFRGS, 1993.

SPOHR, I. Memória dos 665 Jesuítas da Província do Brasil Meridional. Porto Alegre: Padre Reus, 2011.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

Pubblicato

2019-12-23

Come citare

BRITTO, Sílvio Luiz; BAYER, Arno. O educador jesuíta e suas ações pedagógicas no Rio Grande do Sul. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 172–187, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p172-187. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7578. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.