AS PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES NO COTIDIANO DA PROFISSÃO DOCENTE NA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA SERGIPANA NA DÉCADA DE 1870

Autores

  • Simone Silveira Amorim Universidade Tiradentes
  • Laryssa Hilário dos Santos Universidade Tiradentes
  • Alinne Sá Matos Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n15p108

Palavras-chave:

instrução primária, Profissão docente, História da Educação

Resumo

Esse artigo propõe demonstrar como os professores primários exerciam a prática da profissão docente, criando a representação profissional necessária ao seu exercício, na década de 70 do século XIX. Sob a matriz historiográfica da História Cultural, tem-se como perspectiva o cotidiano da profissão docente, analisando as representações e práticas dos agentes envolvidos nesse processo. As categorias de Chartier (2002) e de Bourdieu (1990) serão tomadas para compreender como se institucionalizou a profissão docente em suas representações no âmbito do ensino primário, na província sergipana, além de verificar de que forma se constituiu o seu habitus profissional. As fontes utilizadas foram ofícios enviados pelo poder público através de seus representantes, bem como jornais do período. 

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Biografia do Autor

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes

Professora PPGP I da Universidade Tiradentes/UNIT, no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e Mestre em Educação (2006) pela mesma instituição. Integra os grupos de pesquisa História das Práticas Educacionais (GEHPE), História da Educação no Nordeste Oitocentista, (GHENO GT/SE) e o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Cultura da UFS (NECUFS).

Laryssa Hilário dos Santos, Universidade Tiradentes

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Tiradentes (UNIT-SE). Participa do Projeto aprovado pelo CNPQ OS PROFESSORES PRIMÁRIOS EM SERGIPE: EM BUSCA DA PROFISSIONALIZAÇÃO (1826-1889), chamada: MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 

Alinne Sá Matos, Universidade Tiradentes

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Tiradentes (UNIT-SE). Participa do Projeto aprovado pelo CNPQ OS PROFESSORES PRIMÁRIOS EM SERGIPE: EM BUSCA DA PROFISSIONALIZAÇÃO (1826-1889), chamada: MCTI/CNPQ/Universal 14/2014

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Publicado

2016-08-22

Como Citar

AMORIM, Simone Silveira; DOS SANTOS, Laryssa Hilário; MATOS, Alinne Sá. AS PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES NO COTIDIANO DA PROFISSÃO DOCENTE NA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA SERGIPANA NA DÉCADA DE 1870. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 108, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n15p108. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2111. Acesso em: 12 ago. 2024.

Edição

Seção

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