AS PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES NO COTIDIANO DA PROFISSÃO DOCENTE NA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA SERGIPANA NA DÉCADA DE 1870
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n15p108Palavras-chave:
instrução primária, Profissão docente, História da EducaçãoResumo
Esse artigo propõe demonstrar como os professores primários exerciam a prática da profissão docente, criando a representação profissional necessária ao seu exercício, na década de 70 do século XIX. Sob a matriz historiográfica da História Cultural, tem-se como perspectiva o cotidiano da profissão docente, analisando as representações e práticas dos agentes envolvidos nesse processo. As categorias de Chartier (2002) e de Bourdieu (1990) serão tomadas para compreender como se institucionalizou a profissão docente em suas representações no âmbito do ensino primário, na província sergipana, além de verificar de que forma se constituiu o seu habitus profissional. As fontes utilizadas foram ofícios enviados pelo poder público através de seus representantes, bem como jornais do período.
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